Ir para o conteúdo principal

Sananduva prestigia a Mostra O Rio Grande Canta o Cooperativismo

Oito edições, muita música, diversão e entretenimento. Sob novo formato em 2015, a Mostra O Rio Grande Canta o Cooperativismo, promovida pelo Sescoop/RS, trouxe aos palcos artistas vencedores do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo. Na última sexta-feira (23/10), cerca de 600 pessoas prestigiaram as apresentações dos grupos musicais vencedores da quarta, quinta, sexta e oitava edições do Festival.

Após percorrer o município de São Pedro do Sul, onde reuniu um público de cerca de 600 pessoas, a Mostra O Rio Grande Canta o Cooperativismo chegou ao município de Sananduva, homenageando os 80 anos da Cooperativa Majestade. Subiram ao palco os artistas Jorge Freitas, Robledo Martins, Éverson Maré e Cicero Camargo, o Grupo Báh Q’tri, João Quintana e Grupo Parceria.

Entre as autoridades presentes, o presidente da Sicredi Planalto Médio e conselheiro administrativo do Sescoop/RS, Ari Rosso, representou no evento o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que não pôde estar presente em virtude de visitas a cooperativas e federações na Holanda e Alemanha, mas deixou uma mensagem parabenizando as cooperativas locais pelo apoio na organização do evento e a Cooperativa Majestade pelos 80 anos de história.

Em seu discurso, Rosso saldou o público presente e destacou a importância do Festival para o cooperativismo do Rio Grande do Sul. “Hoje nós temos aqui um evento pedagógico, para promover os princípios e os valores do cooperativismo através da música”, afirmou.

Participaram da abertura do evento, o prefeito de Sananduva, Antônio Roberto Caldato; o presidente da Cooperativa Majestade, Loreni Domingos Foscarini; o prefeito de Paim Filho, Elton Luiz Dal Moro, o padre Édio Bressolin e o prefeito de Santo Expedito do Sul, Jair Mendes da Silva. Estiveram presentes também representantes do poder público da região, dirigentes, executivos e colaboradores de cooperativas da região.

Sobre o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo

Com o objetivo de promover a integração das comunidades cooperativistas do Rio Grande do Sul e os princípios e os valores do cooperativismo através da música, o Festival o Rio Grande Canta o Cooperativismo já percorreu 37 municípios e esteve presente em diversas regiões do Estado, reunindo um público de 70.400 pessoas, que prestigiaram todas as etapas das oito edições realizadas.

Realizado desde 2007, com a promoção do Sescoop/RS e o apoio das cooperativas locais, o Festival contou com a participação de 1.923 artistas, 1.371 músicas recebidas para triagem e 104 músicas gravadas em CD e DVD, levando a arte e cultura cooperativista para diversas comunidades do Estado.

Confira as músicas vencedoras do Festival apresentadas no município de Sananduva, na última sexta-feira (23/10):

Jorge Freitas

Música: Um Novo Tempo

2º Lugar da 5a edição do Festival

 

Robledo Martins, Éverson Maré e Cicero Camargo

Música: Frondosa Bandeira

1º Lugar da 4a edição do Festival

 

Grupo Báh Q’tri

Música: Lumes da Cooperação

1º Lugar da 8a edição do Festival

 

João Quintana e Grupo Parceria 

Música: Além dos Sonhos

1º Lugar da 6a edição do Festival

 

Presidente da Cooperativa Majestade, Loreni Domingos Foscarini, ressaltou a força do cooperativismo gaúcho e a  importância do Festival para a região