Ir para o conteúdo principal

Cooperativas gaúchas estão entre as finalistas do Prêmio IASC 2015

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nessa terça-feira (27/10) a lista de distribuidoras finalistas do Prêmio IASC 2015, Índice Aneel de Satisfação do Consumidor, que reconhece as distribuidoras de energia elétrica mais bem avaliadas pelos consumidores, por meio de pesquisa aplicada pela Agência. O destaque fica por conta da presença das cooperativas gaúchas Creral, do município de Erechim, e a Cermissões (Caibaté/RS), eleita a Melhor Permissionária de Distribuição de Energia do Brasil em 2014.

Situada na região Norte do Estado, com redes de distribuição espalhadas em 37 municípios das regiões Alto Uruguai, Altos da Serra e Produção, a Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai – Creral aparece entre as três finalistas da categoria “Maior Crescimento 2015/2014”.

Já a Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões – Cermissões aparece novamente entre as três finalistas na categoria “Permissionárias acima de 10 mil unidades consumidoras”. Em 2014, a Cooperativa foi eleita a Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do Brasil, superando todas as demais permissionárias e concessionárias do País e constituindo-se na referência nacional do setor. A pontuação obtida pela Cooperativa foi a maior nota registrada em todas as edições do Prêmio IASC, que em 2015 chega a sua 14ª edição. 

Segundo o presidente da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop) e da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs), Jânio Vital Stefanello, as indicações da Creral e da Cermissões se devem ao modelo de gestão cooperativo. “As áreas atendidas com energia elétrica pelas cooperativas permissionárias, em vista da proximidade e do relacionamento direto com o associado, além do vínculo maior com as comunidades e o modelo de gestão cooperativo, possibilitam a mais rápida intervenção no sistema elétrico, principalmente, quando ocorrem intempéries. Tudo isto faz com que cooperativas, tipo a Cermissões de Caibaté/RS e Creral de Erechim/RS, em 2015, como já ocorreu em 2014, sejam indicadas a receber o prêmio Aneel de qualidade pela prestação do serviço”, afirma.

Cerimônia de Premiação

A cerimônia de premiação será no dia 19 de novembro, às 17h, no auditório Cepat, localizado na sede da Aneel, em Brasília (DF). A solenidade marcará a entrega do troféu às vencedoras, além do certificado e selo de qualidade, que poderão ser utilizados no material de divulgação de cada empresa.

Sobre a Pesquisa

A pesquisa foi realizada pela empresa Zaytec Brasil, entre os dias 2 de junho e 17 de agosto de 2015. Ao todo, foram entrevistados 25.186 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 550 municípios atendidos pelas 101 distribuidoras, sendo 63 concessionárias e 38 permissionárias.

Divulgado anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica desde 2000, o IASC retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica. A partir de 2002, a Aneel instituiu o Prêmio IASC, com o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua na perspectiva do consumidor.

Veja aqui a relação de finalistas nas 13 categorias do Prêmio IASC.

Foto: Shutterstock