Ir para o conteúdo principal

Cooperativas do Rio Grande do Sul estão entre as melhores empresas para se trabalhar

O cooperativismo congrega princípios e valores que contribuem para a segurança e o bem-estar das pessoas através da geração de empregos, renda e do desenvolvimento das comunidades em que atua. O movimento cooperativo gera desenvolvimento socioeconômico e também propicia felicidade para os associados e colaboradores. E para reforçar esse conceito, a revista Você S/A divulgou na semana passada o ranking das 150 melhores empresas para se trabalhar.

Ao todo, a publicação conta com 25 categorias – uma delas é “Cooperativas”. Nesse estudo, a revista traça um comparativo entre centenas de empresas, analisando quesitos como oportunidades de plano de carreira, salários, chefes parceiros e qualidade de vida. 

Para chegar ao ranking, a equipe da revista utilizou um indicador chamado Índice de Felicidade Total (IFT), que gera uma nota e classifica as companhias participantes da publicação. O ranking das 150 campeãs tem a presença de 18 cooperativas, cinco delas com sede ou atuação no Rio Grande do Sul: Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP), Sicredi, Unimed Missões, Unimed Central de Serviços e Unimed Porto Alegre.

As boas práticas de gestão e governança cooperativista e o crescimento do setor são representados no ranking através do desempenho obtido pelas cooperativas. A lista da categoria “Cooperativas” possui o maior número de ranqueadas. 

Ramo Saúde

O destaque fica por conta do ramo Saúde, com a presença de quatorze cooperativas do Sistema Unimed, entre as quais aparecem quatro cooperativas gaúchas. 

Pela 12ª vez a Unimed VTRP figura neste ranking. Primeira cooperativa do ramo Saúde no Rio Grande do Sul, a Unimed VTRP aparece em 2015 no primeiro lugar, com um ITF de 81,76.

Segundo o diretor de Desenvolvimento da Unimed VTRP, Claus Dieter Dummer, a premiação de melhor cooperativa para trabalhar no Brasil demonstra o engajamento dos colaboradores com os princípios do cooperativismo. “Para uma cooperativa de médicos como a nossa, que trabalha com prestação de serviços de saúde e dedica-se a cuidar das pessoas, é fundamental poder contar com colaboradores que estejam alinhados aos nossos princípios, cada vez mais motivados, satisfeitos, e que tenham empatia ao atender o cliente”, observa o dirigente. Como reflexo dessa preocupação constante, a organização aumentou sua nota final no guia em relação ao ano anterior, passando de 77,5 para 81,8.

Ramo Crédito

Em alguns casos, como no segmento bancário, se as cooperativas de Crédito Sicredi e Sicoob São Miguel tivessem suas notas ao lado dos melhores colocados na categoria Bancos, ocupariam o primeiro e o segundo lugares.

Outro item que chama a atenção diz respeito à média dos IFTs das cooperativas: 77,12. Essa nota é superior aos primeiros colocados em categorias como consultorias, e-commerce e indústria automotiva.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, avaliou o desempenho das cooperativas. Para ele, este é o reflexo das exigências do mercado consumidor. “É uma grata surpresa ver que cooperativas têm notas acima da média de muitos segmentos destacados na publicação, afinal de contas, elas têm trabalhado muito tanto para rever seus processos e, assim, melhorar sua gestão, quanto cumprir seu principal objetivo: cuidar de pessoas”, comenta Freitas.

Confira aqui o ranking completo.