Ir para o conteúdo principal

Cootravipa recebe visita do senador Paulo Paim

Na última quinta-feira (12/11), a Cootravipa (Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre) recebeu a visita do senador Paulo Paim (RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal.

A reunião foi realizada para debater a posição das cooperativas de Trabalho no Projeto da Câmara (PLC) 30/2015, que dispõe sobre os contratos de terceirização. Na ocasião, também foi realizada a apresentação da Cootravipa pelo diretor-presidente, Jorge Bittencourt da Rosa, e pela diretora Elizabete dos Santos Freitas. 

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que esteve presente no encontro, ressaltou a importância da Cootravipa para a inclusão social e garantia de renda aos associados. De acordo com Perius, o Sescoop/RS tem sido grande parceiro da Cootravipa na oferta de capacitação aos cooperados, que vão desde cursos de gestão até a oferta de pós-graduação em cooperativismo.

Também estiveram presentes representantes do Sistema OCB e o coordenador jurídico da Ocergs, Tiago Machado. “Hoje, a Lei 12.690, que regula as cooperativas de Trabalho, traz todos os direitos sociais do associado. A intenção das cooperativas é elevar a condição do trabalhador. Com essa lei, as cooperativas conseguem elevar o trabalhador a um novo patamar. Não estamos defendendo uma instituição ou entidade e sim essas pessoas que estão por trás do processo”, defende Tiago Machado.

Durante o almoço o senador assistiu ainda à apresentação de cases pelos cooperados. E afirmou: “Levarei para a comissão especial a proposição de uma ou duas reuniões com as cooperativas para debater um capítulo especial para o novo Projeto de Lei”. 

A Cooperativa foi fundada através do movimento comunitário dos moradores das vilas da zona sul de Porto Alegre e tem como objetivo a inclusão social, proporcionando trabalho digno e renda aos que vivem à margem da sociedade. A cooperativa conta com mais de 1900 sócios ativos atuando em diversas áreas, aliando capacitação e eficiência na prestação de serviços.