Ir para o conteúdo principal

Cooperativa Languiru comemora 60 anos em grande festa

Em evento realizado em sua sede social, em Teutônia, a Cooperativa Languiru comemorou no dia 13 de novembro seus 60 anos. Em uma solenidade com a presença de associados, dirigentes e autoridades, e que contou com a participação do governador do Estado, José Ivo Sartori e do secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, o presidente e o vice da cooperativa, Dirceu Bayer e Renato Kreiemeier, cortaram o bolo comemorativo que celebrou seis décadas de história.

Durante as festividades, a cooperativa reconheceu a importância de seus fundadores e prestou uma homenagem aos ainda vivos, que receberam das mãos dos dirigentes da cooperativa uma placa comemorativa. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS foi representado por seu presidente, Vergilio Perius, que entregou aos dirigentes da Languiru um quadro comemorativo aos 60 anos.

Em seu pronunciamento, o governador José Ivo Sartori disse que as cooperativas são exemplos não apenas do esforço conjunto para produzir mais e melhor, mas também significam a força do trabalho, do engajamento e da união. Para ele, as seis décadas de atividade representam um exemplo para o Estado. “Eis um bom motivo para acreditarmos que é possível promover o desenvolvimento de forma articulada, chegando a muitas pessoas e com resultados partilhados entre aqueles que colaboram”, completou.

De acordo com o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, “ao longo dos anos construímos uma cooperativa forte, sólida. Nada seria possível sem o trabalho, o apoio e a compreensão de cada associado e de cada família”, disse, ao agradecer a confiança depositada em seu trabalho pelos associados e conselheiros.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, falou da força do cooperativismo do Rio Grande do Sul e da importância da Languiru neste contexto. “Temos mais de 2,6 milhões de associados, o que representa 25% da população gaúcha vinculada ao setor. Esse é um índice de primeiro mundo, que comprova a força do cooperativismo gaúcho. Aqui da Languiru, precisamos ressaltar a importância da agroindústria cooperativa, que vocês associados, dirigentes e conselheiros trabalham com excelência”, ressaltou. A Fecoagro e diversas cooperativas estiveram presentes e homenagearam a Languiru por seu aniversário.

Estiveram presentes também na festa da Languiru o prefeito de Teutônia, Renato Airton Altmann; o presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum; o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; o deputado estadual, Elton Weber; os deputados federais Luiz Carlos Heinze e Alceu Moreira; a presidente do Badesul, Suzana Kakuta; além de autoridades da região, associados e familiares.

A Cooperativa Languiru foi fundada em 13 de novembro de 1955, no município de Teutônia. Na época, 174 agricultores participaram da criação da então Cooperativa Agrícola Mista Languiru Ltda. para comercializarem os excedentes agrícolas de suas propriedades. Hoje, atua nos segmentos de aves, suínos, embutidos, laticínios, rações e varejo e é a quarta colocada no ranking da Revista Amanhã entre as cooperativas de produção gaúchas, fato ressaltado nos pronunciamentos das autoridades presentes nas festividades.