Ir para o conteúdo principal

Sicredi Pioneira RS é reconhecida com o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão

Primeira cooperativa de Crédito da América Latina, a Sicredi Pioneira RS, com sede na região das Hortênsias, em Nova Petrópolis, conquistou mais uma vez o troféu do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, promovido pelo Sistema OCB, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A cerimônia de entrega aconteceu na noite dessa terça-feira (17/11), em Brasília (DF).

Em sua segunda edição, o Prêmio contou com 246 cooperativas inscritas e reconheceu as melhores práticas de gestão e governança de 32 cooperativas de todo o País. “As 32 cooperativas reconhecidas com o Prêmio representam o universo do cooperativismo brasileiro. Hoje, mais de mil cooperativas de todo o País já participam do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). E nossa expectativa é de que, em cinco anos, as mais de seis mil cooperativas do País tenham aderido ao Programa”, ressalta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Com um quadro de 110 mil associados e 510 colaboradores, a Sicredi Pioneira foi reconhecida na faixa Prata, representando o Rio Grande do Sul na premiação. O presidente da Cooperativa, Márcio Port, que esteve acompanhado do diretor executivo da Cooperativa, Solon Stahl, recebeu o troféu das mãos do embaixador especial do Cooperativismo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues. 

Port destacou que o Prêmio estabelece uma diretriz em quesitos importantes ligados à gestão e governança das cooperativas. “Pela segunda vez seguida a cooperativa conquistou o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão tem importância fundamental ao apresentar para as cooperativas um norte a ser seguido nos quesitos governança e gestão. É fundamental termos parâmetros de comparação, seja em nossa vida pessoal, profissional ou na cooperativa. É um orgulho termos recebido este reconhecimento”, afirmou.

“A premiação recebida pela Sicredi Pioneira simboliza um trabalho de qualificação da Cooperativa e de seus diversos agentes que atuam no processo cooperativo da Pioneira: associados, colaboradores, dirigentes e comunidade em geral”, afirma o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão visa ao reconhecimento e ao incentivo das melhores práticas de gestão e governança de cooperativas participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). 

As cooperativas são reconhecidas nas faixas Ouro, Prata e Bronze. Também são escolhidos um vencedor no Destaque Governança e outro no Destaque Melhoria Contínua. 

O PDGC segue o modelo de excelência da gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). As cooperativas inscritas passam por uma sequência de avaliação e consultoria para mapear pontos fortes e oportunidades, criando processos de otimização e, muitas vezes, de reestruturação.

Boas Práticas – O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão contou ainda com o lançamento do Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança (ciclo 2013/2014).

Publicado pelo Sistema OCB, o Compêndio é um banco de conhecimentos sobre o trabalho desenvolvido pelas cooperativas reconhecidas nas categorias Prata e Ouro da primeira edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, em 2013.

Clique AQUI para conferir as fotos.

Presidente da Sicredi Pioneira RS, Márcio Port (e) e diretor executivo da Sicredi Pioneira RS, Solon Stahl (d) / Foto: OCB