Ir para o conteúdo principal

Troféu Top 100 anos de Encantado homenageia Irno Pretto

O município de Encantado, localizado na região do Vale do Taquari, celebrou na noite dessa sexta-feira (20/11), no Clube Comercial, o Troféu Top 100 anos de Encantado. O evento, promovido pela Associação de Desenvolvimento Comunitário de Encantado, prestou homenagem a 100 personalidades, instituições e organizações que contribuíram e marcaram a história do local e região. Entre os homenageados, destaque para o diretor técnico sindical da Ocergs e presidente da Uniodonto Federação, Irno Augusto Pretto.

O dirigente cooperativista possui um vínculo e uma relação de trabalho e serviços prestados à comunidade. Formado em Odontologia, atuou durante 45 anos em sua clínica particular no município. Foi o proprietário da primeira clínica de Raio X do Vale do Taquari, juntamente com as filhas Clarissa e Andreia. 

Além disso, Pretto também fundou, ao lado de amigos, em 1972, no município de Lajeado, a Odoncoop (hoje Sistema Nacional Uniodonto). Dois anos mais tarde, tornou-se presidente da União das Cooperativas Odontológicas do Vale do Taquari. 

Trajetória política

A homenagem prestada ao diretor técnico sindical da Ocergs também levou em consideração a sua trajetória política no município e região. Irno atuou como vereador de Encantado entre 1992 e 2004, quando assumiu também o cargo de secretário da Saúde e do Planejamento, além de presidir a Câmara de Vereadores, período em que foi o autor de leis municipais e apresentou o Projeto da Liga Masculina de Combate ao Câncer de Próstata.

O dirigente se orgulha de sua trajetória como secretário municipal de Saúde, quando implantou no hospital da cidade o Pronto Socorro 24hs, gratuito. Em Encantado, Pretto idealizou a construção do Centro Oftalmológico Regional, onde, mais tarde, foi realizada a primeira cirurgia de transplante de córnea da região. 

“Valeu a pena tudo o que eu fiz em prol da comunidade. As pessoas homenageadas ou reconhecidas tiveram um perfil quase que único, de doação à comunidade, amor ao próximo, amor à cidade, solidariedade nas horas difíceis e parceria com a própria comunidade”, ressaltou Pretto. O dirigente também lembrou as contribuições feitas pelos seus antepassados para o desenvolvimento e o crescimento de Encantado. E falou sobre o motivo pelo qual levou sua neta, Marina, para receber ao seu lado o Troféu Top 100 anos de Encantado. “Quando a minha neta pediu para ir junto, eu levei como um símbolo, pois ela pode estar nos 200 anos”, disse.

Entre os homenageados, destaque também para instituições e personalidades ligadas ao cooperativismo, como o presidente da Cosuel e do Instituto Gaúcho do Leite e conselheiro fiscal da Ocergs, Gilberto Piccinini, que recebeu o Troféu concedido à Cooperativa; o ex-superintendente da Fecoagro/RS e atual secretário do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, que recebeu a premiação em nome do Governo do RS e o Sicredi Região dos Vales, representado pelo presidente da Cooperativa, Ricardo Cé.

Estiveram presentes no evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; o superintendente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Norberto Tomasini; o presidente da Central Sicredi Sul e diretor da Ocergs, Orlando Müller; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Edson Brum, entre outros dirigentes e autoridades.