Ir para o conteúdo principal

Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS visita a OCB e o Congresso Nacional

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, acompanhado do diretor do projeto de cooperação da Confederação das Cooperativas da Alemanha (DGRV) com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Arno Boerger, e do diretor de Projetos Internacionais da DGRV, Christoph Plessow, esteve em Brasília no dia 23 de novembro, oportunidade em que apresentou os resultados já alcançados pelo projeto ao presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas. Perius e os alemães fizeram uma apresentação do projeto de cooperação com o país europeu em andamento no Rio Grande do Sul. Na oportunidade, estiveram também no Congresso Nacional, quando foram recebidos pelo deputado federal Giovani Cherini, vice-presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do Congresso Nacional (Frencoop) e no gabinete da senadora Ana Amélia Lemos, também integrante da Frencoop. O gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Mario de Conto, participou da audiência na OCB.

O Projeto

Iniciado em 2010, é uma parceria entre o Sescoop/RS e o Ministério Federal para a Alimentação e Agricultura da Alemanha (BMEL) e tem como objetivo principal fortalecer as estruturas do cooperativismo no setor agropecuário do Rio Grande do Sul.

Objetivos e áreas de atuação

O Sistema Cooperativo gaúcho amplia sua possibilidade de assessorar e atender as cooperativas agrícolas, de qualificar seus empregados e de melhorar as estruturas existentes no setor. Com isso, as cooperativas se tornam mais eficientes e conseguem, no longo prazo, oferecer serviços competitivos para as propriedades rurais a elas associadas. Assim, aumentam-se a produtividade, eficiência e sustentabilidade do setor Agropecuário do Rio Grande do Sul.

O Projeto é executado com recursos do Ministério Federal para a Alimentação e Agricultura da Alemanha (BMEL). Os parceiros brasileiros são o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), vinculado à Ocergs; ambos fazem parte do sistema de cooperativismo do Brasil representado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Também faz parte do Sistema a Escoop, primeira Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo do País, localizada em Porto Alegre. Desde 2014, a Argentina faz parte do projeto.

O parceiro alemão é a Confederação das Cooperativas da Alemanha (DGRV). No Projeto, a DGRV pode contar com o know-how de especialistas de instituições e organizações das cooperativas e dos centros de formação como, por exemplo, a Academia das Cooperativas Alemãs.