Ir para o conteúdo principal

Prêmio Folha Verde destaca protagonismo do setor primário na economia gaúcha

Em solenidade no dia 07 de dezembro no Teatro Dante Barone, a Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, fez a entrega do Prêmio Folha Verde. Foram agraciadas pessoas, instituições e empresas que se destacaram em 10 categorias, pelo seu trabalho em benefício do crescimento do setor primário e do desenvolvimento da economia gaúcha. Os vencedores foram indicados por deputados estaduais. Esta é a quinta edição do Prêmio, instituído em 3 de outubro de 1995, com o propósito de reconhecer o trabalho de entidades e personalidades com importante presença no setor primário gaúcho e brasileiro. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS foi representado na solenidade pelo presidente Vergilio Perius, pelo diretor-secretário Paulo Pires, pelo diretor técnico sindical Irno Pretto e pelo superintendente Norberto Tomasini. A premiação foi entregue aos cooperativistas pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum e pela jornalista de Zero Hora, Gisele Loeblein.

Conforme ressaltou o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Adolfo Brito, a “premiação encerra com chave de ouro um ano de muito trabalho, mas também com bons resultados para o setor agropastoril gaúcho. O Prêmio Folha Verde é o coroamento dessas atividades”. Lembrou que o segmento, responsável por 40% do PIB rio-grandense, é o que “coloca alimentos nas nossas mesas. Os seus resultados positivos relevantes ao longo de muitos anos colocaram o RS como protagonista no cenário nacional e impulsionador do progresso”.

Reconhecimento

O presidente da Assembleia, Edson Brum saudou a presença e a importância de todos os atores da cadeia produtiva do RS. “Trago o reconhecimento dos 55 deputados às ações de todos vocês. O Rio Grande não seria nada se não fosse a agricultura e a pecuária”. Ressaltou que, além dos 40% do PIB, o segmento é responsável por três dos principais itens na pauta de exportações: soja, tabaco e carne, numa demonstração da importância do binômio emprego e renda para o Rio Grande. Brum disse ser favorável à busca da qualidade total na produção agrícola e pecuária, uma vez que as principais barreiras não são alfandegárias e sim sanitárias. “Tivemos avanços importantes na área, patrocinados pelos próprios produtores”, apontou.

Vencedores por categorias

Agrícola: Tarcísio José Minetto, secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS;
Pecuário: Associação Brasileira de Angus;
Florestal: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS);
Cooperativas Agrícolas: Sistema Ocergs/Sescoop/RS;
Sindicato de Empregados e Trabalhadores Rurais: Carlos Joel da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetag/RS);
Propriedade Agropecuária Modelo: Olivas do Sul Agroindústria Ltda.;
Mídia Agrícola: Programa Rio Grande Rural, Emater;
Reforma Agrária: Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetag/RS);
Setor Público Agropecuário: Emater;
Agricultura Ecológica: Cooperação de Produtores Ecologistas de Garibaldi Ltda. (Coopeg).

Prestigiaram o evento, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, representando o governador José Ivo Sartori; os deputados Sérgio Turra, Elton Weber, Jeferson Fernandes e Zilá Breitenbach; o superintendente do Ministério da Agricultura no Estado, Roberto Schroeder; entidades e sindicatos ligados ao setor agropecuário e representantes da imprensa especializada no tema.

O Prêmio

O Prêmio Folha Verde foi instituído em 1995, por proposição do deputado Giovani Cherini, presidente da Comissão de Agricultura da época. Em 2003, por iniciativa do então deputado estadual, Jerônimo Goergen, a Mesa Diretora do Parlamento gaúcho autorizou que a homenagem fosse implementada. Foram realizadas edições de 2004 e 2007, quando a premiação foi interrompida, sendo retomado em 2012.