Ir para o conteúdo principal

Vencedores do Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem em visita ao RS

 

Após receberem os troféus da nona edição do Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem, no dia 14 de dezembro, em Brasília, os seis alunos vencedores da premiação estiveram no Rio Grande do Sul, quando visitaram o município de Nova Petrópolis, a Capital Nacional do Cooperativismo, e foram recepcionados na sede da Escoop, em Porto Alegre, onde foram recepcionados pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e pelo diretor da Escoop, Derli Schmidt.

TEMA – O tema desta edição foi “Cooperação: uma prática de igualdade”. Por meio do Programa Cooperjovem, os alunos foram incentivados a produzirem textos sobre o tema com o objetivo de promover uma reflexão sobre as contribuições, individuais e coletivas, para construção de um mundo melhor. Por isso, a premiação deste ano contou com uma inovação: não houve segundos e terceiros colocados. A nona edição do Prêmio teve seis melhores colocados, que receberam a mesma premiação. São eles:

CATEGORIA I – que abrange os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental

– Islan Gleidson dos Santos (Pernambuco)

– Nayara Pereira da Silva (Paraná)

– Rayara Stefane Andrade de Carvalho (Paraíba)

CATEGORIA II – que abrange o 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

– Júlia Valentim de Oliveira Pinheiro (Rio Grande do Norte)

– Kássia Lavínia Pereira Costa (Paraíba)

– Mônica Amaral Noveli (São Paulo)

NÚMEROS – A edição 2015 recebeu 16.173 redações. Os trabalhos passaram por três fases de avaliação: na escola, na unidade estadual e no Sescoop Nacional. Foram classificadas como finalistas 41 redações. O programa é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), desde 2007, e envolve quase 100 mil alunos e 411 escolas; conta com o apoio de 79 cooperativas em 13 estados do País.