Ir para o conteúdo principal

Deputado Covatti Filho recebe pauta do ramo Transporte

Em virtude das profundas mudanças que o transporte rodoviário de cargas vem sofrendo nos últimos anos e pela profissionalização e organização das cooperativas de transporte de cargas, dirigentes do Sistema Ocergs-Sescoop/RS estão permanentemente em busca do aperfeiçoamento das legislações existentes que regulam o setor. E foi com esse objetivo que o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e o diretor da Ocergs e coordenador do ramo Transporte da OCB, Abel Paré, reuniram-se com o deputado federal Covatti Filho, no dia 21 de dezembro, na sede da Escoop, em Porto Alegre, quando entregaram ao parlamentar uma pauta de reivindicações.

Integrante da CCJ da Câmara dos Deputados e identificado com a pauta dos caminhoneiros, Covatti Filho recebeu um documento de Paré que indica as prioridades do movimento cooperativista de transporte, que são a inclusão da categoria Cooperativas de Transporte de Cargas (CTC) na lei 11.442/2007; a equiparação com as empresas transportadora de cargas (ETCs) para fins de pagamento eletrônico de frete e fundos mútuos de patrimônio. O parlamentar disponibilizou seu gabinete parlamentar e disse que todas as demandas serão analisadas, dizendo ser um parceiro do setor cooperativo gaúcho.

A frota das cooperativas de transporte soma em torno de 33.000 veículos, com predominância de carretas e caminhões tipo truck, seguido de carretas e caminhões tipo Toco, responsáveis pela circulação de aproximadamente 430 milhões de toneladas de cargas dentro e fora do Brasil, com destaque para as regiões sul e sudeste, com movimentação econômica de R$ 6 bilhões por ano, distribuídos em 428 cooperativas em todo o país.

A reunião foi acompanhada pelo presidente da Cosuel, Gilberto Piccinini, pelo gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco e pelo coordenador jurídico da Ocergs, Tiago Machado.