Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs-Sescoop/RS recebe secretário da Educação do RS

Com o objetivo de debater ideias e proposições para obter avanços nos processos na área de educação do Rio Grande do Sul, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS recebeu na manhã dessa terça-feira (22/12), no Centro de Formação Profissional Cooperativista, o secretário estadual da Educação, Vieira da Cunha. Na pauta, assuntos como o Programa A União Faz a Vida e o projeto das Cooperativas Escolares de Nova Petrópolis e região, desenvolvidos pelo Sicredi, além da situação das escolas agrotécnicas no Estado.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, fez o discurso de abertura e agradeceu a presença do secretário estadual e dos representantes cooperativistas presentes. O dirigente destacou a importância do projeto educacional A União Faz a Vida, desenvolvido pelo Sicredi, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS). “Trata-se do maior projeto educacional hoje da América Latina”, afirma Perius.

A União Faz a Vida no RS e no Brasil

Após, o diretor executivo da Central Sicredi Sul, Gerson Seefeld, apresentou informações e números do Programa, que em 2015 completa 20 anos de história. Segundo Seefeld, atualmente o projeto está presente em 125 municípios no Rio Grande do Sul, com 93 mil alunos e 723 escolas, sendo 50 dessas são escolas estaduais. No Brasil, o Programa atua em 223 municípios, com aproximadamente 200 mil alunos. São 9 mil professores no RS e cerca de 18 mil no Brasil. Atualmente, 17 universidades participam do Programa com assessoria pedagógica e contribuem para o desenvolvimento das atividades. 

Para o diretor executivo da Central Sicredi Sul, o propósito do Programa é contribuir para a formação de cidadãos cada vez mais comprometidos com os valores e princípios do cooperativismo, formando futuros gestores e líderes nas comunidades.

Cooperativas Escolares

Em conjunto com a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, a Sicredi Pioneira RS, através do programa A União Faz A Vida, apoia o projeto das Cooperativas Escolares de Nova Petrópolis e da região. Nesse sentido, o vice-presidente da Cooperativa, Mário José Konzen reforçou a importância do projeto, que estimula os jovens a realizarem todo o processo de planejamento, fundação, definição de produto, produção e venda, preparando eles para se tornarem futuros gestores e líderes de comunidade.

Na sequência, o professor e coordenador do projeto das Cooperativas Escolares da região, Everaldo Marine, destacou a parceria e irmandade com a cidade de Sunchales, província de Santa Fé, na Argentina. Segundo Marine, o projeto tem como base o modelo argentino, com as adaptações e as necessidades das comunidades locais.

Após as explanações sobre o Programa A União Faz a Vida e as Cooperativas Escolares, Vieira da Cunha ressaltou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. O secretário da Educação do RS afirmou que conta com o apoio da Ocergs e das cooperativas e disse que a Secretaria está aberta para debater propostas e sugestões que visem à melhoria do sistema educacional do Estado.

Apesar das dificuldades de orçamento enfrentadas pelo governo, o secretário da Educação demonstra entusiasmo e confiança para fazer a educação do Estado avançar em 2016. “Tenho certeza que em 2016 os avanços vão ser ainda maiores. E para isso nós precisamos de parcerias, por isso interpreto esse café como um convite a nossa parceria, da nossa Secretaria com a Ocergs, para que a gente possa trabalhar juntos esses e outros projetos”. 

O secretário da Educação do RS disse que a sua equipe está à disposição para marcar uma reunião de ordem técnica junto à diretoria da Ocergs, para discutir e debater a forma como a rede estadual pode se integrar e apoiar os projetos que foram apresentados. Cunha pediu apoio para o projeto de reestruturação das escolas técnicas agrícolas. “Pela vocação que o sistema cooperativista tem com essa área, principalmente aqui no Rio Grande do Sul, pelo estado em que estão as nossas escolas, pelo potencial que elas têm, eu acho que nós temos muito a fazer nessa área”, disse.

Participaram do encontro também o diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto; o diretor geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, Derli Schmidt; presidente da Cooebompa, Pedro Matté, o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco; o gerente de Promoção Social do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos; o coordenador jurídico da Ocergs, Tiago Machado; a secretária de Desenvolvimento Econômico e Cooperativismo da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Lenise Grings e a analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Ávila.