Ir para o conteúdo principal

Cooperativas inauguram Hidrelétrica Cazuza Ferreira

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS esteve presente hoje (19), na comemoração dos 60 anos da Certel e inauguração da Hidrelétrica Cazuza Ferreira. A solenidade aconteceu no Distrito de Cazuza Ferreira, interior de São Francisco de Paula. O empreendimento é uma parceria entre as cooperativas Certel, Coprel e a empresa Geopar. A solenidade contou com a presença de dezenas de autoridades municipais e estaduais e com os presidentes das cooperativas Certel, Ireneo Hennemann e Coprel, Jânio Stefanello, além de conselheiros e dirigentes das duas cooperativas.

Trata-se de um importante empreendimento na geração de energia elétrica para o Estado do Rio Grande do Sul e também para o Brasil. Situada no Rio Lajeado Grande, a Hidrelétrica Cazuza Ferreira terá potência instalada de 9.100 kilowatts (kW) e vai gerar energia limpa para mais de 30 mil pessoas. A usina atende o padrão dos demais empreendimentos das cooperativas Certel e Coprel, e também da Geopar, respeitando as normas e legislações ambientais vigentes. Tanto que um dos focos é a manutenção do aspecto cênico da cachoeira existente nas proximidades, com 87 metros de queda d’água.

Além de gerar energia limpa e renovável para mais de 30 mil pessoas, a Hidrelétrica Cazuza Ferreira repassará muitos benefícios a São Francisco de Paula através da geração de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A Hidrelétrica Cazuza Ferreira também é certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo por compensar créditos de carbono. Anualmente, serão compensadas 12.504,72 toneladas de CO2.

Participaram da solenidade de inauguração da hidrelétrica a secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, que representou o governador José Ivo Sartori, o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, a deputada Zilá Breitenbach, a presidente do Badesul, Suzana Kakuta e o prefeito de São Francisco de Paula, Juarez Hampel.