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Tem início o Aprendiz Cooperativo do Campo promovido pelo Sescoop/RS

A granja do Colégio Teutônia foi a sede, no dia 26 de fevereiro, da aula inaugural de uma iniciativa inédita no Brasil idealizada pelo Sescoop/RS, o Aprendiz Cooperativo do Campo. Autorizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 2015, o programa atenderá cooperativas agropecuárias com cursos de aprendizagem em atividades dirigidas aos jovens filhos de associados, estimulando a permanência do jovem no campo e promovendo a sucessão familiar. Além da turma de 25 alunos cotizados pela Cooperativa Languiru, de Teutônia, outra turma acontecerá no ano de 2016 em Não-Me-Toque, sob responsabilidade da Cotrijal, com aula inaugural no dia 09 de março.

“O programa Aprendiz no Campo é inédito no Brasil. Marquem a data de 26 de fevereiro de 2016, data em que realizamos a aula inaugural da primeira turma em Teutônia. É o lançamento nacional desta ideia inovadora e inédita de formação diferenciada para nossos jovens”, disse o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, na solenidade que marcou o início das aulas do programa Aprendiz no Campo. A solenidade contou também com a participação do presidente da Languiru, Dirceu Bayer, do vice-prefeito de Teutônia, Evandro Biondo e do diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, além de outras autoridades dos municípios da área de atuação da Languiru.

A turma com aulas em Teutônia conta com 25 estudantes, com jovens a partir de 14 anos de idade, todos cotizados pela Cooperativa Languiru, que junto com o Colégio Teutônia e o Sescoop/RS, são parceiros na organização do programa no município. O curso possui mais de 1.100 horas/aula, em 18 meses de atividades, divididas em aulas teóricas na estrutura do Colégio Teutônia e práticas na Unidade Técnica e Pedagógica da Granja do Colégio Teutônia.

Já a turma com aulas em Não-Me-Toque, na área de atuação da Cotrijal, o programa terá a participação de 21 jovens, filhos de produtores associados da Cotrijal, com duração de 15 meses.

Rejuvenescimento no campo

Falando em nome das demais cooperativas parceiras, o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, frisou a importância do programa para o rejuvenescimento no campo. “Vivemos numa região diferenciada, cujo principal segredo é a integração de entes públicos e privados, sobretudo no que diz respeito ao agronegócio. Contamos com boas experiências, em especial na qualificação de jovens produtores, o que contribui consideravelmente para a manutenção desses no campo e, consequentemente, a redução da idade média dos produtores e associados das cooperativas”, disse, lembrando ainda os mais de 1,5 mil técnicos em Agropecuária formados pelo Colégio Teutônia em 64 anos de atividades voltadas à educação.

Bayer ainda destacou o trabalho do programa Aprendiz Cooperativo, desenvolvido em parceria com a Ocergs-Sescoop/RS, Colégio Teutônia, Languiru, Certel e Sicredi, que já possibilitou a formação de 590 jovens com período prático realizado na Languiru desde janeiro de 2010.

Palestra na aula inaugural

O presidente do sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, desejou sucesso a nova iniciativa e proferiu palestra no primeiro encontro da turma. “Depois de um longo período de planejamento, estamos dando início a este programa de Aprendiz do Campo. Tenho certeza de que os professores irão transmitir todos os ensinamentos com alma e coração, assim como a Cooperativa Languiru, que demonstra o amor para com seus jovens neste gesto”, enalteceu.

Ele também falou da importância da educação e atuais condições de estudo. “Hoje, a universidade chega ao campo, o ensino está mais próximo. Precisamos ensinar teoria e prática aos nossos jovens, e é isso que o Aprendiz no Campo busca”, ressaltou, elogiando os pais por incentivarem seus filhos.

O programa Aprendiz no Campo

O programa Aprendiz no Campo conta com mais de 1.100 horas de formação e é destinado para estudantes entre 14 e 24 anos de idade. Está dividido em módulos teórico e prático, desenvolvidos ao longo de 18 meses. Tem por objetivo o estímulo à permanência nas atividades do campo, promovendo a sucessão rural e o incremento nos quadros sociais das cooperativas agropecuárias. O corpo docente possui habilitação técnica e pedagógica, reforçando o conceito e a prática do cooperativismo, sistemas de produção, gestão, crédito, meio ambiente e temas voltados e alinhados com a sustentabilidade das diferentes cadeias produtivas que permeia o fazer das cooperativas agropecuárias.