Ir para o conteúdo principal

Cooperativas gaúchas podem aderir ao novo ciclo do PDGC

Foto: Shutterstock

 

O Sistema OCB deu início nessa semana ao ciclo 2016-2017 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A iniciativa é voltada ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas e seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelo movimento cooperativista brasileiro.

O PDGC é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e sua execução ocorre com o apoio e expertise da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independentemente do porte ou setor econômico.

A metodologia do PDGC está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ, um referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. O Programa é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua das cooperativas a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

MATURIDADE – A excelência em gestão em qualquer organização, seja ela mercantil ou uma cooperativa, não ocorre de maneira instantânea. Trata-se de um processo gradual, um caminho a ser percorrido. E tendo como premissa o processo evolutivo, a metodologia da FNQ, adotada pelo Sescoop, possui quatro estágios de maturidade da gestão, sendo que cada qual tem, de forma implícita, uma pontuação. Então quando o relatório de autoavaliação traz o Índice Sescoop de Sustentabilidade Cooperativista (ISSC) de 75%, por exemplo, significa que a cooperativa atingiu 75% da pontuação máxima daquele nível.

NOVIDADE – Para o ciclo 2016-2017, o PDCG conta com uma novidade muito importante: a ampliação do nível de maturidade da gestão. Do ciclo 2013 ao ciclo 2015, o Sescoop adotou somente o nível Primeiros Passos. A partir de agora, dois novos ciclos foram adotados: Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência.

– Compromisso com a excelência: aplicável às cooperativas em estágios iniciais de evolução do seu sistema de gestão e começando a medir e a perceber as melhorias nos seus resultados.

– Rumo à excelência: aplicável às cooperativas cujo sistema de gestão está em franca evolução e que já demonstrem competitividade e atendimento às expectativas das partes interessadas em vários resultados.

Durante o lançamento do PDGC na última sexta-feira (1/4), realizado pelo Sistema Ocemg com foco nas cooperativas do estado de Minas Gerais, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, fez questão de enfatizar a importância de uma cooperativa estar preparada para enfrentar os momentos de instabilidade econômica, como a que o País atravessa, atualmente. Ele explicou que as cooperativas reconhecidas na faixa ouro da última edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, ocorrido no ano passado, serão automaticamente inseridas no segundo nível de maturidade: compromisso com a excelência.

Além disso ele frisou que a identificação do nível de maturidade da gestão da cooperativa é fundamental para melhor aproveitar sua participação no PDGC, pois as práticas avaliadas em cada nível escolhido devem ser, ao mesmo tempo, desafiadoras e factíveis em sua atual realidade.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou em seu pronunciamento que o PDGC é um sinônimo de qualidade e que as cooperativas e seus dirigentes estão cada vez mais empenhados em ampliar sua qualificação, melhorando, assim, suas rotinas operacionais e atuando com ética no mercado nacional.

CAPACITAÇÃO – E para marcar a abertura oficial do ciclo 2016-2017 do PDGC, o Sistema OCB realizou uma capacitação destinada a 72 profissionais de suas 27 unidades estaduais, entre os dias 30 e 31, na sede do Sistema Ocemg, em Minas Gerais. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas, Susan Vilela, também participaram do treinamento. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS esteve representado pelo analista técnico do Monitoramento, Leonardo Dangel.

Os técnicos aprofundaram os conhecimentos sobre os questionários, a ferramenta do programa e sobre a nova campanha institucional da iniciativa e, por fim, sobre a necessidade de sensibilizarem as cooperativas de seu estado para que façam a sua adesão ao programa.

PRÊMIO EXCELÊNCIA – O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma iniciativa do Sistema OCB, promovido a cada dois anos. Constitui-se no reconhecimento nacional às cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança.

O Prêmio é dirigido às cooperativas singulares registradas e regulares com o Sistema OCB, avaliadas por meio dos mesmos instrumentos de avaliação adotados no PDGC. Constitui-se, então, em uma excelente oportunidade de obter o aprimoramento da gestão, ampliação da rede de relacionamentos e visibilidade para a cooperativa.

Sicredi Pioneira RS é reconhecida na faixa Prata 

Primeira cooperativa de Crédito da América Latina, a Sicredi Pioneira RS, com sede na região das Hortênsias, em Nova Petrópolis, conquistou pela segunda vez o troféu do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, promovido pelo Sistema OCB, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). 

Com um quadro de 110 mil associados e 510 colaboradores, a Sicredi Pioneira foi reconhecida na faixa Prata, representando o Rio Grande do Sul na segunda edição do Prêmio.

COMO PARTICIPAR DO PDGC – As cooperativas interessadas devem acessar o site do programa e seguir o passo-a-passo disponível no portal. 

As cooperativas do Rio Grande do Sul que necessitarem de mais informações acerca do programa ou tiverem dúvidas podem entrar em contato com o analista técnico do Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Leonardo Dangel, através do telefone (51) 3323-0032 ou pelo e-mail leonardo-dangel@sescooprs.coop.br.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa do Sistema OCB