Ir para o conteúdo principal

Unimed Nordeste-RS é reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar

Hospital Unimed Caxias do Sul / Foto Itália

 

Referência em qualidade assistencial nos serviços de saúde, a Unimed Nordeste-RS obteve recentemente uma conquista importante. Pela terceira vez consecutiva, o Hospital Unimed Caxias do Sul, maior unidade de serviços próprios da Cooperativa, recebeu a recertificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que recomendou à manutenção da acreditação no nível máximo 3.

“A qualidade dos serviços prestados e a segurança do paciente são os focos da Unimed Nordeste-RS, por isso estamos integrados e comprometidos com os programas de certificação, inserindo a Acreditação em Excelência do Hospital Unimed Caxias do Sul, nossa maior unidade de Serviços Próprios. Condicionamos este resultado ao trabalho empreendido, tanto do corpo clínico e equipe funcional, quanto dos processos. Somos reconhecidos como referência no estado do Rio Grande do Sul e a atual fase de ampliação prevê a continuidade nos serviços e em tecnologia de ponta, visando à saúde de nossos beneficiários e valorização do trabalho médico”, afirma o presidente da Unimed Nordeste-RS, Carlos Castellano Silveira. 

A Cooperativa figura na lista divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no dia 28 de março, que relaciona os hospitais que atendem aos critérios de qualidade mais importantes para aferir o padrão de assistência prestada à população. Entre os 133 hospitais acreditados, oito são unidades do Sistema Unimed.

“A qualidade é prioritária para a ANS e esta classificação dos hospitais traz transparência e segurança ao sistema de saúde”, destaca a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira.

A acreditação é um procedimento de verificação externa dos recursos institucionais e dos processos adotados pelas instituições e mede a qualidade da assistência por meio de um conjunto de padrões previamente estabelecidos. Seu caráter voluntário pressupõe que apenas as instituições realmente interessadas na melhoria da qualidade dos seus serviços se habilitem para a avaliação.

“Frente aos desafios diários do cenário da saúde suplementar, poder permanecer na relação de hospitais com acreditação máxima do País é muito importante para nossa instituição. Os princípios da qualidade fazem parte da nossa instituição desde sua concepção, portanto, a cultura da segurança está presente em todos processos do Hospital Unimed Caxias do Sul. Receber o reconhecimento por meio da certificação ONA nível 3 é um direcionador para a manutenção dos nossos processos de melhorias. Por consequência, nosso objetivo é permanecer garantindo a qualidade assistencial prestada ao nosso cliente Unimed”, ressalta a coordenadora operacional do Hospital Unimed Caxias do Sul, Isabel Argenta Cervelin.

PROGRAMA QUALIFICA – Atento à essa tendência mundial, o Sistema Unimed, em busca de hospitais cada vez mais qualificados, implementou, com o apoio do Sescoop, o Programa Qualifica. Nos cursos destinados às operadoras, a meta é o alcance das certificações ISO 9001 e da integralidade dos critérios estabelecidos pela RN 277 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Já a formação destinada aos recursos próprios hospitalares tem como objetivo a obtenção das certificações ISO 9001 e Organização Nacional de Acreditação (ONA), nos níveis I, II e III.

“O programa é um marco para o Sistema Unimed, por ser estruturante e que permitirá oferecer aos beneficiários as melhores práticas de atenção à saúde, priorizando a segurança e qualidade. A expectativa é que o Qualifica se estenda para todas as Unimeds e hospitais do Sistema, com foco em garantir sua sustentabilidade”, destaca o diretor de Desenvolvimento e Responsabilidade Social da Fundação Unimed, Ary Célio. 

Atualmente, o programa Qualifica Unimed está presente em todas as regiões do País e tem a adesão de 48 cooperativas, 13 hospitais e três recursos próprios, somando mais de 1900 alunos em 70 mil horas de capacitação de educação à distância e 5 mil horas de visitas de consultoria.

SOBRE A UNIMED NORDESTE-RS – Atualmente, a Unimed Nordeste-RS conta com mais de mil médicos cooperados e soma mais de 350 mil beneficiários, distribuídos nos 16 municípios de sua área de abrangência geográfica. A estrutura engloba Casas do Cliente e serviços próprios, que incluem Pronto-Atendimentos Unimed 24 Horas, Laboratórios Unimed, Assistência Domiciliar, SOS Emergência, Saúde Ocupacional, Medicina Preventiva, Centro de Diagnóstico por Imagem, Hemodinâmica, Farmácias e o Hospital Unimed.