Ir para o conteúdo principal

Dia C 2016 marca presença nas redes sociais

 

A largada para o Dia C 2016 já foi dada. A data comemorada no primeiro sábado de julho, nesse ano dia 2, é a maior ação de voluntariado do Brasil e marca o Dia Internacional do Cooperativismo. E o Dia C marca presença nas redes sociais, com o perfil @diadecooperar no Instagram e o uso da #vemcooperar. 

A iniciativa visa divulgar todas as postagens realizadas no Instagram, Twitter, Facebook e em outras redes sociais, com o objetivo de indexar as informações através do uso da #vemcooperar.

Sobre o Dia C

Em 2015, foram 280 mil voluntários, 1.300 cooperativas e 2,5 milhões de beneficiados com atividades educativas, de bem-estar, lazer e esporte. Neste ano, o evento promete ser ainda mais amplo no Estado. “Vamos ter mais espaço para as atividades e poderemos atender melhor o nosso público”, informa o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, que enxerga no Dia C uma forma de integração social entre a comunidade, resultando em mais confiança e cooperação social.

O gerente de Promoção Social do Sescoop/RS destaca os resultados obtidos pelo Estado em seu primeiro ano de participação. “Foram mais de 4 mil voluntários, 170 cooperativas participantes e 108 mil beneficiados”, exaltou.

Programa permanente de Responsabilidade Social

Outro objetivo do Dia C é que as atividades voluntárias desenvolvidas na data tornem-se permanentes. Para José Zigomar, as ações constroem e transformam vidas. A educadora ambiental e responsável pelo projeto “A Turminha da Reciclagem” no Rio Grande do Sul, Samara Arsego Guaragni, da Cooperativa Central Aurora Alimentos, concorda com o ponto de vista do gerente.

A cooperativa desenvolve o projeto para conscientizar as crianças sobre a importância de separar o lixo e de preservar a natureza. “Nós apostamos nas crianças para disseminar essa preocupação com a natureza. Elas levam as informações para a família e para a sociedade”. A ideia esteve presente no Dia C do ano passado e na próxima edição pretende retornar. “As crianças gostaram muito das atividades. Nós usamos jogos e brincadeiras. Elas aprenderam brincando”, ressalta Samara.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, defende o cooperativismo como alternativa diante do atual contexto social-econômico. “O cooperativismo constrói um mundo melhor”. Perius lembra que o princípio de cooperar é a igualdade. “Ele se enraíza e permanece na comunidade”, finaliza o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

INSCRIÇÕES – As inscrições estão abertas (CLIQUE AQUI) e seguem até o dia 25 de maio. Para saber mais sobre o Dia C acesse: http://diac.brasilcooperativo.coop.br.