Ir para o conteúdo principal

Estão abertas as inscrições à principal feira de importação de alimentos da Rússia

As cooperativas brasileiras poderão ampliar sua relação comercial com a Rússia. Na última semana, a OCB recebeu um convite do chefe de Representação Comercial da Rússia no Brasil para participação de missão de prospecção de oportunidades comerciais no mercado russo, que ocorrerá em Moscou, entre os dias 5 e 12 de junho, por ocasião da Semana das Redes Varejistas da Rússia.

O evento é organizado pelo Ministério da Indústria e Comércio da Rússia, em parceria com a Associação das Redes Varejistas, organização que representa as principais redes de supermercados do país. É considerado a principal ação de promoção à entrada de alimentos no mercado local. 

A Rússia é fortemente dependente da importação de alimentos. Recentemente, situações políticas fizeram com que o país suspendesse a importação de produtos alimentícios como carnes, frutas e laticínios de três dos seus principais fornecedores: a União Europeia, os Estados Unidos e a Turquia. A consequente substituição de parceiros tem beneficiado de forma direta os produtores brasileiros, que viram à exportação de seus produtos aumentar nos últimos dois anos.

EXPORTAÇÕES – No caso das exportações de cooperativas brasileiras, no ano de 2015, houve um crescimento de 91,9% da quantidade de toneladas exportadas à Rússia em comparação ao ano anterior. Elas embarcaram, no ano passado, 6,3 milhões de toneladas de alimentos ao mercado russo. Os principais produtos exportados foram as carnes, café, amendoim e açúcar. 

A OCB tem se empenhado em promover os produtos e serviços exportados pelas cooperativas em todo o mundo. Por meio de um contato constante com representações diplomáticas e de promoção comercial, brasileiras e estrangeiras, a OCB tem buscado inserir o cooperativismo brasileiro no radar das principais ações internacionais de promoção comercial.

ESTÍMULO À PARTICIPAÇÃO – Sabendo da relevância do mercado russo, 10ª maior economia do mundo, para as exportações brasileiras, a OCB estimula a participação das cooperativas brasileiras no evento. Mais informações podem ser obtidas no site: www.rusretailweek.ru/en/. Sendo de interesse das cooperativas, a OCB poderá organizar eventos paralelos, tais como encontros com tradings especializadas em importações do Brasil, e visita ao Centro de Distribuição de Alimentos de Moscou.

INSCREVA SUA COOPERATIVA – As inscrições podem ser realizadas pelo link: http://rusretailweek.ru/en/participant/registration.html. As cooperativas que tiverem interesse em participar do evento contarão também com o apoio do escritório da Apex em Moscou.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB