Ir para o conteúdo principal

Sistema OCB realizará diagnóstico para o Ramo Trabalho

 

A partir do segundo semestre deste ano, o Sistema OCB deve iniciar a realização do diagnóstico junto às cooperativas de Trabalho. O assunto surgiu durante a reunião do Conselho Consultivo do Ramo, realizada na última quinta-feira (7/4), na sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

A proposta foi deliberada enquanto os conselheiros discutiam a elaboração de uma agenda propositiva para o ramo. Segundo eles, ao conhecerem com mais profundidade a realidade das cooperativas será possível desenvolver ações estratégicas que visem ao fortalecimento das políticas públicas e ao aperfeiçoamento da atuação do Sistema OCB tanto na esfera dos Três Poderes quanto junto às próprias cooperativas.

Além disso, os conselheiros também debateram sobre as ações desenvolvidas pelas unidades estaduais do Sistema OCB, com vistas ao desenvolvimento das cooperativas que atuam no segmento de resíduos sólidos. Algumas iniciativas que envolvem parcerias com prefeituras e governos estaduais foram apresentadas, com o intuito de disseminar boas práticas aos demais participantes e fomentar o desenvolvimento de novos projetos em todos os estados. 

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, defendeu o cooperativismo e seus trabalhadores e ressaltou a ausência de uma política pública transparente para as cooperativas de Trabalho. Ele também lembrou que o setor precisa de leis que observem as características do movimento cooperativista brasileiro.

Participaram da reunião a presidente da Fetrabalho/RS e diretora da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha, a gerente de Relações Institucionais da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Fabíola Nader Motta, o coordenador jurídico da Ocergs, Tiago Machado e representantes do Conselho Consultivo do Ramo.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB