Ir para o conteúdo principal

Programa de Formação de Conselheiros Fiscais está com inscrições abertas

Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas gaúchas. Esta é a missão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que realizará nos meses de maio e junho a segunda edição do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais. Durante o período, serão realizados cursos em dez municípios do Estado, voltados aos conselheiros fiscais efetivos das cooperativas gaúchas.

O programa abordará, de forma integrada, as obrigações e atribuições do Conselheiro Fiscal, destacando a legislação que regula a atividade e sua prática diária. O foco principal é a vivência nos principais temas que cabem à verificação e monitoramento pelo Conselho Fiscal. 

Os cursos terão carga horária de oito horas e o conteúdo programático abrangerá Aspectos Societários – Governança Cooperativa; Práticas de negócios – Gestão Cooperativa; Aspectos Contábeis e Financeiros – Controles, Riscos e Auditoria; e Atuação prática – Plano de Trabalho Anual.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site do Sescoop/RS até o dia 5 de maio (Clique aqui). 

Confira abaixo as datas e locais de cada curso:

Turma 1: Santa Rosa – 10/05/2016 – Santa Rosa

Turma 2: Cruz Alta – 11/05/2016 – Cruz Alta

Turma 3: Não-Me-Toque – 12/05/2016 – Não-Me-Toque

Turma 4: Alegrete – 17/05/2016 – Alegrete

Turma 5: São Sepé – 18/05/2016 – São Sepé

Turma 6: Pelotas – 19/05/2016 – Pelotas

Turma 7: Nova Petrópolis – 24/05/2016 – Nova Petrópolis

Turma 8: Erechim – 31/05/2016 – Erechim

Turma 9: Ibiraiaras – 01/06/2016 – Ibiraiaras

Turma 10: Porto Alegre – 08/06/2016 – Porto Alegre

Primeira edição contou com a participação de 83 cooperativas e 271 profissionais

Com a presença de conselheiros fiscais de nove ramos do cooperativismo gaúcho, a primeira edição do Programa de Conselheiros Fiscais, realizada em 2015, contou com a participação de 83 cooperativas e 271 profissionais e percorreu sete municípios do Estado: Santa Rosa, Sananduva, Não-Me-Toque, Pelotas, São Sepé, Bento Gonçalves e Porto Alegre. 

Para o conselheiro fiscal da Uniodonto Erechim, Luciano Anziliero, que participou das palestras em Porto Alegre, eventos como este são fundamentais para a capacitação profissional dos conselheiros no exercício de suas funções e atribuições dentro das cooperativas. “Julgo ser fundamental este tipo de evento, pois a grande maioria dos cooperados não tem formação técnica em contabilidade e legislação e, eventos como este, possibilitam um maior entendimento destas questões, bem como no fortalecimento do papel fundamental que os conselhos fiscais possuem no controle e transparência das cooperativas”, comenta Anziliero.

A conselheira fiscal da Sicredi Vale do Rio Pardo, Salete Wagner, reforça a opinião de Anziliero e destaca a concepção do evento para o crescimento profissional. “A cada dia que passa na vida, os negócios apresentam uma velocidade cada vez maior porque estamos num mundo de extrema competitividade e não é mais possível gerir cooperativas de qualquer maneira. Gostaria de participar de outros cursos e eventos para ter condições de crescimento e de poder comparar diferentes tipos de cooperativas”, analisa Salete.

O Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre, recebeu 82 participantes de 26 cooperativas, no evento que marcou o encerramento do ciclo de palestras do Programa de Formação, no dia 15 de abril de 2015