Ir para o conteúdo principal

Projeto Turminha da Reciclagem apresenta resultados ao Sescoop/RS

 

Na tarde do dia 13 de abril, a educadora ambiental do Projeto A Turminha da Reciclagem, Samara Arsego Guaragni, realizou visita ao Sescoop/RS, para apresentar os resultados do Projeto no ano de 2015 e o planejamento para 2016 no Estado do Rio Grande do Sul. 

O projeto, que existe desde 1999, é realizado pela Fundação Aury Bodanese, Cooperativa Central Aurora Alimentos e Sescoop/RS. Abrangendo os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o projeto tem como objetivo educar e conscientizar as crianças do ensino fundamental e médio sobre os cuidados com o meio ambiente, através da reciclagem do lixo, da preservação dos recursos naturais, a fim de cooperar com a preservação da natureza.

Durante a reunião, foram apresentados alguns números sobre a Aurora Alimentos e sobre o projeto, bem como o processo de fundação da Cooperativa. Atualmente, a Cooperativa conta com 70 mil associados, 26 mil funcionários e já investiu R$ 24 milhões em meio ambiente. Desde 2008, o Programa já atendeu mais de 956 mil pessoas, em 7.400 ações. Somente no ano de 2015, mais de 17 mil alunos participaram do projeto, em 422 ações, incluindo 94 instituições de ensino de 15 municípios do Rio Grande do Sul.

Segundo a educadora ambiental Samara, o objetivo do Projeto é sensibilizar as pessoas da importância de utilizar os três “R” da reciclagem: reduzir, reutilizar e reciclar. “Esse não é um tema novo, mas as pessoas ainda não adquiriram o hábito da separação do lixo. E trabalhar com crianças é uma forma muito eficaz de mudar os hábitos de toda a família”, acrescenta. O gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, a apresentação do Projeto serve para demonstrar que os programas desenvolvidos pelo Sescoop/RS mudam a vida das pessoas.

Dentre as ações do Projeto estão palestras em escolas municipais, estaduais e particulares, capacitação de professores, participação em atividades, jogos e brincadeiras sobre os cuidados com o meio ambiente. Os assuntos a serem abordados neste ano, estão as mudanças climáticas, o uso consciente da água, aquecimento global, prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, energia solar e a reciclagem do lixo, além da promoção de oficinas de construção de hortas, limpeza de praças próximas às escolas e produção de sabão e produtos de limpeza ecológicos.

Para conhecer mais sobre o projeto acesse: www.aturminhadareciclagem.com.br