Assembleia Geral da OCB aprova relatório de atividades e o balanço patrimonial

Foto: Sistema OCB

Em mais uma demonstração de transparência, tempestividade e excelência em gestão, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) realizou nessa quarta-feira (20/04), em Brasília (DF), sua Assembleia Geral Ordinária. O evento contou com a participação de representantes de 25 organizações estaduais que aprovaram o relatório de atividades e o balanço patrimonial referentes ao exercício 2015, além do relatório de auditoria independente e do parecer do Conselho Fiscal. Também fez parte da Ordem do Dia, o Plano de Trabalho e Orçamento Anual para 2016.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, apresentou o relatório de gestão, contendo as principais ações desenvolvidas pela Organização ao longo de 2015. Dentre os itens destacados estavam: o lançamento do Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras e da Agenda Institucional do Cooperativismo, os números apresentados pelo Índice de Confiança do Agronegócio e a celebração dos 45 anos da OCB no Congresso Nacional.

Nobile também destacou algumas das grandes conquistas do movimento cooperativista em 2015, dentre elas: a alíquota de CSLL diferenciada para as cooperativas de crédito, gerando R$ 22 milhões em economia e o repasse de R$ 60 milhões às cooperativas de infraestrutura, referentes à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Clique aqui para assistir ao infográfico animado contendo os principais avanços do cooperativismo em 2015.

PLANO DE TRABALHO – Renato Nobile também apresentou à Assembleia as ações planejadas para este ano e que fazem parte do Plano de Trabalho 2016. O documento é divido de acordo com os objetivos finalísticos do Planejamento Estratégico do Sistema OCB:

– Apoio às cooperativas em sua inserção em mercados;

– Contribuir para o aperfeiçoamento do marco regulatório do setor e indução à implementação de políticas públicas;

– Fortalecer a representação política e institucional do cooperativismo;

– Fortalecer a imagem do Sistema OCB e divulgar os benefícios do setor;

– Fomentar, produzir e disseminar conhecimentos para o cooperativismo brasileiro. CONTRIBUIÇÕES – Após a explanação do superintendente do Sistema OCB a respeito do plano de trabalho, os presidentes de organizações estaduais debateram sobre o tema e apresentaram suas sugestões que envolvem a criação e o fortalecimento institucional de cooperativas, em especial nos ramos Educacional, Transporte, Crédito e Consumo. Linhas de financiamento específicas, acordos de cooperação, novas parcerias e eventos também fizeram parte das discussões.

PRESTAÇÃO DE CONTAS – Para o superintendente do Sistema OCB, a AGO é uma oportunidade fundamental de apresentar o desempenho e os números do setor. “Fico entusiasmado em receber nossas organizações para esse momento de prestação de contas e deliberações. Acredito que, só assim, por meio de um processo democrático, transparente e intercooperativo, poderemos avançar cada vez mais”, considerou Renato Nobile.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB