Ir para o conteúdo principal

Segunda semana do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais reúne 42 profissionais do setor

Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas gaúchas. Esta é a missão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que realizou nesta semana mais três etapas do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais. Os encontros foram realizados em Alegrete, no dia 17 de maio, em São Sepé, no dia 18 e em Pelotas, nessa quinta-feira (19/5).

A quarta etapa do Programa aconteceu na sede da Caal, no município de Alegrete, e contou com a participação de quatro cooperativas e 14 profissionais do setor. O quinto encontro foi realizado na Cotrisel, em São Sepé, e reuniu 17 conselheiros fiscais e seis cooperativas. Nessa quinta-feira (19/5), na sede da Cosulati, em Pelotas, o evento contou com a presença de 11 conselheiros fiscais de seis cooperativas. 

Durante os meses de maio e junho, serão realizados cursos em dez municípios do Estado. As próximas edições ocorrem nos municípios de Nova Petrópolis (24/5), Erechim (31/5), Ibiraiaras (1/6) e Porto Alegre (8/6). Entre os temas abordados pelo Programa, constam as obrigações e atribuições do Conselheiro Fiscal, destacando a legislação que regula a atividade e sua prática diária. O foco principal é a vivência nos principais temas que cabem à verificação e monitoramento pelo Conselho Fiscal. 

“O Sistema Ocergs-Sescoop/RS busca como objetivo estratégico promover a profissionalização da governança cooperativista. Como exemplo de ação efetiva, o Programa de Formação de Conselheiros Fiscais, iniciado nesta semana se propõe a disseminar as boas práticas de governança em cooperativas, especialmente quanto ao processo de fiscalização e controle exercido no âmbito do conselho fiscal”, explica o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco.

Segundo Daronco, eventos como este auxiliam na formação e capacitação dos profissionais do setor que trabalham em cooperativas. “Como resultado deste trabalho, buscamos melhorar o nível de orientação dos conselheiros quanto aos procedimentos e práticas que podem ser adotados no desenvolvimento de suas atividades, fazendo o uso de um plano de trabalho que contemple verificações nos campos financeiro, legal e de negócios das cooperativas. Dessa forma o Conselho Fiscal poderá melhorar a sua atuação e assegurar efetiva transparência dos negócios da cooperativa”, conclui.

Os cursos possuem carga horária de oito horas e o conteúdo programático abrange Aspectos Societários – Governança Cooperativa; Práticas de negócios – Gestão Cooperativa; Aspectos Contábeis e Financeiros – Controles, Riscos e Auditoria; e Atuação prática – Plano de Trabalho Anual.

COOPERATIVAS PARTICIPANTES – A quarta, quinta e sexta etapas do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais contou com a participação de 16 cooperativas do Rio Grande do Sul: Sicredi Pampa Gaúcho, Caal, Sicredi Pioneira, Confederação Sicredi, Cooperagudo, Cotrisel, Cooperagro, Sicredi Região Centro, Camnpal, Cespol, Cosulati, Uniodonto Rio Grande, Coopater, Cooplantar, Cootargs e Coopap.

Confira abaixo as datas e locais das próximas turmas:

Turma 7: Nova Petrópolis – 24/05/2016 – Nova Petrópolis

Turma 8: Erechim – 31/05/2016 – Erechim

Turma 9: Ibiraiaras – 01/06/2016 – Ibiraiaras

Turma 10: Porto Alegre – 08/06/2016 – Porto Alegre