Ir para o conteúdo principal

Nova Petrópolis recebe mais uma etapa do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais

A Capital Nacional do Cooperativismo, Nova Petrópolis, foi palco da sétima etapa do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais, desenvolvido pelo Sescoop/RS, que tem como objetivo promover a profissionalização da governança cooperativista. O encontro aconteceu na sede da Sicredi Pioneira RS, nessa terça-feira (24/5).

O encontro contou com a participação de nove cooperativas e 27 profissionais do setor. Entre os temas abordados pelo Programa, constam as obrigações e atribuições do Conselheiro Fiscal, destacando a legislação que regula a atividade e sua prática diária. O foco principal é a vivência nos principais temas que cabem à verificação e monitoramento pelo Conselho Fiscal. 

“O Sistema Ocergs-Sescoop/RS busca como objetivo estratégico promover a profissionalização da governança cooperativista. Como exemplo de ação efetiva, o Programa de Formação de Conselheiros Fiscais, iniciado nesta semana se propõe a disseminar as boas práticas de governança em cooperativas, especialmente quanto ao processo de fiscalização e controle exercido no âmbito do conselho fiscal”, explica o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco.

Segundo Daronco, eventos como este auxiliam na formação e capacitação dos profissionais do setor que trabalham em cooperativas. “Como resultado deste trabalho, buscamos melhorar o nível de orientação dos conselheiros quanto aos procedimentos e práticas que podem ser adotados no desenvolvimento de suas atividades, fazendo o uso de um plano de trabalho que contemple verificações nos campos financeiro, legal e de negócios das cooperativas. Dessa forma o Conselho Fiscal poderá melhorar a sua atuação e assegurar efetiva transparência dos negócios da cooperativa”, conclui.

Os cursos possuem carga horária de oito horas e o conteúdo programático abrange Aspectos Societários – Governança Cooperativa; Práticas de negócios – Gestão Cooperativa; Aspectos Contábeis e Financeiros – Controles, Riscos e Auditoria; e Atuação prática – Plano de Trabalho Anual.

COOPERATIVAS PARTICIPANTES – A sétima etapa do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais contou com a participação de nove cooperativas gaúchas: Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Sicredi Pioneira RS, Coopeserra, Piá, Cosuel, Sicredi Cooperucs, Cooprado Incorporadora e Cenecoop Serra.

Confira abaixo as datas e locais das próximas turmas:

Turma 8: Erechim – 31/05/2016 – Erechim

Turma 9: Ibiraiaras – 01/06/2016 – Ibiraiaras

Turma 10: Porto Alegre – 08/06/2016 – Porto Alegre