Ir para o conteúdo principal

Unimed Nordeste-RS é Acreditada em Nível 1 pela RN 277

O foco em segurança e qualidade está impulsionando o trabalho empreendido pela Unimed Nordeste-RS no cenário da saúde. Após passar pela avaliação externa da A4 Quality Services Auditoria e Certificação Ltda, dias 28 e 29 de abril, a Cooperativa foi acreditada em Nível 1, maior grau de avaliação entre as operadoras de planos de saúde, na RN 277, que corresponde ao Programa de Acreditação para Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde. 

O anúncio foi feito pelo avaliador Alfredo Martinho, médico com experiência há mais de 35 anos e, hoje, atuando na área de gestão em Qualidade, durante evento de encerramento da visita técnica, dia 29 de abril, reunindo diretoria, superintendências, coordenações e equipes funcionais da Unimed, no auditório do Hospital. No dia 25 de maio, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) inseriu, oficialmente, em seu site, a Unimed Nordeste-RS no quadro de operadoras de planos de saúde acreditadas na RN 277.

Entre as práticas requeridas pelas sete dimensões, a Cooperativa garantiu 93 dos 100 pontos possíveis, após a revisão dos três auditores da A4 Quality, que recomendaram a acreditação em Nível 1. A etapa seguinte foi a análise da decisão por profissional especializado para confirmação e homologação da ANS, por meio de relatório que visa a protocolar e viabilizar a publicação da acreditação no site da ANS. O resultado coloca a Unimed Nordeste-RS entre as sete cooperativas de Saúde acreditadas no Brasil, sendo a quarta no Rio Grande do Sul, junto às singulares do Vale do Sinos, Erechim e Vale do Taquari, todas no Nível 1. “Não é fácil conceber as pontuações necessárias, pois requer muita responsabilidade. Agradecemos a Unimed pela confiança, disposição e hospitalidade”, acrescentou Martinho. “Parabenizamos a equipe e desejamos sucesso nesta nova trajetória”, complementou a auditora Roberta Oliveira, biomédica e especialista em Gestão Empresarial. “Temos certeza que o resultado não foi visto apenas como chegamos lá, mas como mais um passo conquistado”, endossou a auditora Jeanine Barbosa, mestre em Administração e Planejamento, já tendo sido gestora da área de Qualidade e Processos da Unimed do Brasil.

O resultado foi comemorado como final olímpica, em meio à confraternização e emoção das equipes presentes no auditório do Hospital Unimed Caxias do Sul. O superintendente administrativo, Marcos Zago, agradeceu o empenho dos funcionários, desde a formação do Comitê do Programa Melhoria da Qualidade (PMQ), em 2012, até a preparação para as auditorias, conduzida pela área de Sistemas de Gestão. “Esta certificação confirma os objetivos do nosso planejamento estratégico, centrado na qualificação dos nossos serviços e colocando a Unimed Nordeste-RS como referência nacional na área da saúde suplementar”, salientou o presidente, Carlos Castellano Silveira. 

As operadoras de planos de saúde acreditadas com a RN 277 garantem um acréscimo de 12% da nota do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que é o grau de classificação global utilizado pela ANS para monitorar as OPSs no Brasil. Em 2015, a Unimed Nordeste-RS alcançou a pontuação de 09161 sobre 1,0, classificando-a como a melhor operadora de planos de saúde do Brasil, entre as maiores empresas do setor (acima de 100 mil beneficiários).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Unimed Nordeste-RS