Ir para o conteúdo principal

Top of Mind 2016 premia cooperativas gaúchas

As cooperativas gaúchas estão entre as marcas mais lembradas e preferidas do Rio Grande do Sul. É o que aponta a 26a edição da pesquisa Top of Mind, organizada pela revista Amanhã em parceria com a Segmento Pesquisas. A cerimônia de premiação, que ocorreu ontem, dia 31 de maio, na Sogipa, em Porto Alegre, destacou 13 cooperativas em 16 categorias.  

Entre os destaques do segmento cooperativista, a Uniodonto conquistou o primeiro lugar na categoria Plano Odontológico. O presidente da Federação Uniodonto, Irno Pretto, que representou a entidade e recebeu a premiação defende a importância da intercooperação no sistema cooperativista. “A satisfação dos beneficiários do sistema de saúde Uniodonto é extremamente gratificante nesse tipo de premiação e reconhecimento. As cooperativas olham o beneficiário como cidadão e não como um negócio e, nesse sentido, a intercooperação que praticamos com o Sicredi e Unimed é fundamental para o crescimento de todos e o bem-estar da população”.

A Unimed aparece na relação das invictas do Top of Mind, com a conquista da 23ª vitória na categoria Plano de Saúde. Na edição de 2016, a Cooperativa também obteve a segunda posição na categoria Plano Odontológico, segundo lugar na categoria Laboratório de Análises Clínicas, primeira Clínica Médica, décimo lugar na categoria Previdência Privada e ainda foi lembrada como como uma das empresas em que os gaúchos gostariam de trabalhar. A Federação RS recebeu a distinção, representando o conjunto das Unimeds filiadas no Estado. O presidente da Unimed/RS, Nilson Luiz May, reitera o apreço e respeito pela premiação. “É o resultado do trabalho persistente e de grande credibilidade conduzido pelo seu idealizador, jornalista Jorge Polydoro, e que expressa o reconhecimento e a gratidão das comunidades gaúchas, na Capital e no Interior, em relação ao atendimento prestado pelos nossos mais de 15 mil médicos cooperados”, atesta.

Outros setores do cooperativismo estadual também são destaques na pesquisa. O Sicredi aparece como a marca mais lembrada na categoria Cooperativa de Crédito, seguido de perto pelo Sicoob (5° lugar) e Unicred (7° lugar). O Sicredi também é mencionado nas categorias Banco (7°), Instituição de Credibilidade (8º), Empresa que investe em Cultura (15º) e Caderneta de Poupança (7°). 

Já no ramo Agropecuário, o destaque fica por conta da Cooperativa Santa Clara, que pela sexta vez consecutiva é a marca mais lembrada na categoria Queijo. A Danby (7° – marca da Cosulati), a Piá (10°) e a Dália (4° – marca da Cosuel) também aparecem entre as primeiras colocadas. Recebeu o certificado da Cooperativa Santa Clara, o diretor administrativo e financeiro da Santa Clara, Alexandre Guerra, que comentou sobre a importância do reconhecimento do trabalho realizado pela Cooperativa há mais de 100 anos de história. “São diversos profissionais valorizando o homem no campo e repassando toda tecnologia possível para que possamos ter uma matéria prima diferenciada no campo e desenvolver produtos de qualidade diferenciada. O Top of Mind é o reconhecimento do sistema cooperativo, porque valorizamos todas as pessoas, proporcionando direitos iguais e dando condições iguais para que possam atingir os mesmos objetivos. Dividimos a premiação com todas as mais de cinco mil famílias associadas da cooperativa pelo diferenciado trabalho no campo que desenvolvem”, finalizou.

A cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul, um dos setores mais importantes da economia do Estado, é outro ponto alto das cooperativas na lembrança de marca por parte dos gaúchos. Na categoria Leite, as cooperativas Piá (2°), Dália (4°), Santa Clara (5°), Danby (7°), Languiru (8°), aparecem como destaques. 

O ramo Agropecuário cooperativista também marca presença no Top of Mind 2016 através das categorias Tênis, com a All Star (5º lugar – marca da Coopershoes), Frango com a Languiru (10º) e Dália (11º) e Vinho com a Aurora (3º) e Garibaldi (8°).

Sobre o Top of Mind 2016

Neste ano, a amostra foi escolhida através da técnica aleatória estratificada proporcional às regiões – Porto Alegre, Grande Porto Alegre e interior do Estado. No total, foram realizadas 1,2 mil entrevistas abertas que permitem ao entrevistado manifestar o primeiro nome lembrado após a citação de uma categoria de produto ou serviço.  A coleta das informações foi efetuada entre fevereiro e março deste ano, com pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 65 anos, de todas as classes sociais (A/B, C e D/E).