Ir para o conteúdo principal

Seminário incentiva o cooperativismo habitacional popular

 

Cerca de 300 associados de cooperativas do Rio Grande do Sul participaram do 1º Seminário de Cooperativismo de Habitação Popular nesta quinta-feira (16), no teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. Na abertura do evento, o governador José Ivo Sartori afirmou que as políticas de apoio a essa prática têm a missão de estimular a forma cooperativa de planejamento social, econômico e cultural. “Na habitação popular esse sentido se fortalece porque está em pauta o lugar onde vidas humanas têm guarida”, afirmou Sartori.  

O governador destacou que o encontro tem o objetivo de amadurecer esta modalidade de cooperação. “O cooperativismo puxa a economia gaúcha para frente. Temos exemplos bem sucedidos na saúde, na agricultura e no setor de crédito. Na área habitacional, tenho a convicção que podemos avançar”, disse.   

O Rio Grande do Sul possui mais de 2,2 mil cooperativas com 2,6 milhões de associados e mais de 58 mil empregos gerados. O secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, destacou que habitação popular é importante para a autoestima das pessoas e frisou que o governo está priorizando a regularização fundiária, principalmente dos imóveis da extinta Cohab.  

O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, enfatizou que o objetivo do seminário é incentivar a organização de cooperativas habitacionais para reduzir o déficit do setor. “O cooperativismo é o caminho para o desenvolvimento econômico e social com qualidade de vida”, afirmou.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, participou do Painel “Caminhos para o desenvolvimento da habitação popular através do cooperativismo”, juntamente com o secretário Minetto e o presidente da Fracab, Antônio Carlos Damasceno Lima. Na oportunidade, mostrou aos presentes os números do cooperativismo gaúcho, em especial do ramo Habitacional e sua representatividade na economia gaúcha. 

Também participaram da abertura do evento a presidente da Assembleia Legislativa, Silvana Covatti e o presidente da Federação Rio Grandense das Associações Comunitárias de Moradores e Bairros (Fracab), Antônio Carlos Damasceno Lima; entre outros representantes do setor.

 

Com informações da Secom/Governo do Estado

Foto: Luiz Junior