Ir para o conteúdo principal

BRDE comemora 55 anos e anuncia investimentos na Cosuel

 

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) completou 55 anos de fundação na quarta-feira (15/06). Em uma cerimônia no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori. O BRDE é o principal repassador de recursos para inovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Fnep) – vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – e responsável por boa parte da trajetória de sucesso do agronegócio, da agricultura e da indústria do Sul do País.

Na oportunidade, o atual vice-presidente do banco, Odacir Klein, anunciou a assinatura de contratos de financiamento para obras de infraestrutura urbana e viária em 16 municípios; investimentos no complexo agroindustrial da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel), em Arroio do Meio; e num inovador sistema de produção de combustível derivado de resíduo projetado pela Fundação Proamb, em Nova Santa Rita. 

Para a Cosuel, serão financiados R$ 95 milhões de um total de R$ 113 milhões a serem investidos na implantação de um complexo industrial de processamento de aves e derivados. O projeto engloba a construção de um frigorífico de aves, uma fábrica de farinhas e de óleo animal, e outra de rações animais. 

Representando o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, participaram da solenidade o presidente Vergilio Perius e os diretores Paulo Pires e Irno Pretto, além de dezenas de dirigentes de cooperativas agropecuárias gaúchas. Pela Cosuel, participaram o vice-presidente do Conselho de Administração, Pasqual Bertoldi; o supervisor do Setor de Tesouraria, Fernando Luiz Pagliari; e o supervisor do Frango de Corte, Pedro Raul Mallmann, além de secretários de Estado e prefeitos.