Ir para o conteúdo principal

39ª Expointer é aberta oficialmente neste sábado

Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que não há no Brasil nada parecido com a Expointer

Diferente dos anos anteriores, a solenidade de abertura oficial da 39ª da Expointer ocorreu no dia da abertura dos portões do Parque Estadual Assis Brasil, em Esteio. Na manhã deste sábado (27/8), o governador José Ivo Sartori, o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, juntamente com autoridades federais, estaduais e municipais deram início a uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, que se estende até 4 de setembro, com o tema “Com o campo, o Rio Grande dá certo”.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, representando o presidente em exercício do Brasil, Michel Temer; os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, do Trabalho, Ronaldo Nogueira; o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sérgio Westphalen Etchegoyen; o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, entre outras autoridades. Durante o ato também será entregue a medalha Assis Brasil a pessoas que se destacaram por serviços prestados no setor da agricultura e da pecuária.

Em seu discurso, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius parabenizou a estrutura e modernidade do parque. “A Expointer é o que todo Brasil e o Rio Grande do Sul gostaria de ter como o seu país e o seu estado, aqui está o progresso, aqui está representado o trabalho, aqui está representado o esforço, a responsabilidade da sociedade, está o conjunto de interesses coletivos que querem um país melhor e que querem um Rio Grande do Sul cada vez melhor”. Em sua fala, o presidente do Sistema cooperativista gaúcho lembrou que o cooperativismo está presente no desenvolvimento econômico e social do Estado, e que em 2015 o faturamento do setor cresceu 15,75%.

Perius também apresentou um dado importante em relação ao acréscimo de 21 mil jovens como sócios no sistema cooperativista agropecuário do RS, o que significa menos êxodo rural e mais gente no campo. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS agradeceu ao ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, por ter instituído o Aprendiz Cooperativo do Campo.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que não há no Brasil nada parecido com a Expointer. Maggi citou que 49,9% da exportação brasileira no último trimestre saiu do agronegócio e que o setor representa cerca de 23% do PIB nacional. “Esse segmento ajuda muito a economia brasileira e será a porta de saída para a crise em que nos encontramos”, complementou Maggi.

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, agradeceu em seu discurso o apoio recebido pelo chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Sartori disse que a feira e a mobilização em relação a ações efetivas na agricultura familiar só foram possíveis graças aos recursos federais investidos no parque.

O governador do RS classificou os representantes do setor primário como o “coração do Rio Grande”. “Um setor que consegue manter o seu dinamismo em meio às crises, aos desafios e às dificuldades. A síntese desse trabalho está aqui na nossa Expointer, que abre os portões ao público hoje. No Rio Grande do Sul, a recuperação econômica começa no setor primário e em todas as suas vertentes. O agronegócio representa a metade do PIB estadual diretamente”, destacou.

Medalha Assis Brasil
Nesta edição, a medalha Assis Brasil, honraria concedida a pessoas que se destacaram por serviços prestados no setor da agricultura e da pecuária, foi entregue por Sartori e o vice-governador, José Paulo Cairoli, ao diretor do Grupo Randon, Raul Randon, ao diretor do Grupo SLC, Eduardo Silva Logemann, e o agropecuarista Domingos Antônio Lopes Velho.

Atrações
Mais de 500 atrações simultâneas ocorrerão nos 141 hectares do parque, que contempla debates, oficinas, premiações, seminários, palestras e fóruns sobre o setor agropecuário. Durante a feira, também ocorrerá a Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), no Pavilhão de Produtos e Artesanatos, com a presença de 295 artesãos de 56 municípios. No Pavilhão da Agricultura Familiar, estarão 227 participantes, entre agroindústrias, flores e plantas, além de gastronomia.