Ir para o conteúdo principal

Feira da Agricultura Familiar atinge a marca de 227 expositores


A 18ª Feira da Agricultura Familiar foi aberta, oficialmente, neste sábado (27/8), na 39ª Expointer. Realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e pela Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, a Feira da Agricultura Familiar vai reunir este ano 227 expositores de vinhos, sucos, queijos, embutidos, artesanato, plantas e flores, produzidos por 1.607 famílias de pequenos agricultores do Rio Grande do Sul.

Entre as novidades dessa edição, está a ilha de produtos orgânicos. A feira foi aberta na tarde deste sábado, no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e contou com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori; do secretário do Desenvolvimento Agrário, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto; do secretário especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, ligada à Casa Civil, José Ricardo Roseno; do presidente da FecoaAgro/RS, Paulo Pires, e demais autoridades municipais e estaduais. O pavilhão é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).

As famílias vêm de 131 municípios e os espaços de subdividem em 170 agroindústrias, 44 estandes de artesanato, nove expositores especializados em plantas e flores e quatro cozinhas para comercializar produtos da agricultura familiar. Os produtos orgânicos estão presentes na feira em 16 expositores das agroindústrias, com itens como sucos, chás, temperos, mel, rapaduras e cachaças com certificação.

Dos 227 expositores, 83% já estiveram em edições anteriores da feira, e 94% participam do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) e utilizam o Selo Sabor Gaúcho, 38% empregam matéria-prima vegetal e 35% animal em seus produtos, e 15%  trabalham com produtos orgânicos. Em 2015, foram R$ 2,2 milhões em negócios na Feira da Agricultura Familiar. Para este ano, a expectativa é de que as vendas cresçam, ao menos, 5%.

“Estas 1.607 famílias que estão na Expointer são vitrine do Rio Grande que produz”, destacou o governador do Estado, José Ivo Sartori. O secretário da SDR, Tarcisio Minetto, afirmou que mais de 50% das pessoas das bancas são jovens e mulheres. “A agricultura familiar é responsável por 74% da mão de obra do campo e 70% dos alimentos que vão para mesa das pessoas”, enfatizou Minetto, lembrando ainda que o setor representa 27% do PIB gaúcho.

Na oportunidade, foi assinado contrato entre o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, e o superintendente do Banco do Brasil, Edson Bündchen, para o programa nacional de Crédito Fundiário, que possibilita aos trabalhadores, sem terra ou com pouca terra, comprar e estruturar um imóvel rural com financiamento.

O secretário especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, ligada à Casa Civil, José Ricardo Roseno, falou que o Estado se destaca na produção da agricultura familiar. “O Rio Grande do Sul está em primeiro lugar na implementação do Pronaf”, informou.

A organização do Pavilhão da Agricultura Familiar conta com o apoio da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, ligada à Casa Civil da Presidência da República, em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) e Emater/RS-Ascar.

Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do RS