Ir para o conteúdo principal

Frencoop/RS reúne deputados na Casa da Ocergs na Expointer

Reunidos na manhã de hoje (31/08) na casa da Ocergs na Expointer, deputados integrantes da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo da Assembleia Legislativa do RS ouviram a pauta de reivindicações do cooperativismo gaúcho. Participaram em nome do setor o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, os diretores Jânio Stefanello, do ramo Infraestrutura, Irno Pretto, do ramo Saúde, além do coordenador jurídico, Tiago Machado. Como pauta do encontro, foram debatidas a questão da implementação da nota fiscal eletrônica e a consignação em folha de pagamento dos servidores públicos estaduais. O presidente da Frencoop estadual, deputado Elton Weber, conduziu os trabalhos que tiveram ainda a participação dos deputados estaduais Liziane Bayer e Gilberto Capoani, além da presença do deputado federal Heitor Schuch e do secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto.
Sobre a decreto estadual nº 52.849, que trata da ampliação da obrigatoriedade de NF-e para o produtor rural, o diretor da Ocergs e presidente da Fecoergs, Jânio Stefanello, disse ser necessário financiamentos do governo federal para que se tenha a possibilidade de financiar a internet no campo para os produtores rurais, o que garantiria a permanência do jovem no campo. Dentre as dificuldades estão a inexistência de sinal de Internet em inúmeros municípios gaúchos, a falta de capacitação para preenchimento do documento e problemas técnicos do sistema da Secretaria da Fazenda. Sobre o tema, os deputados integrantes da Frencoop presentes na reunião, disseram que trabalharão junto ao governo estadual para o adiamento da obrigatoriedade da NF-e para os produtores rurais.
Já a situação do crédito consignado para as cooperativas de crédito, reguladas pelo decreto estadual 43.337/2004, os parlamentares buscarão junto ao governo estadual aprofundar as discussões sobre o tema, com o objetivo de que as cooperativas possam operar junto aos servidores públicos estaduais.
O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva e o presidente da Contag, Albertinho Broch, também participaram da reunião, bem como integrantes de cooperativas vitivinícolas, representados pelo superintendente da Fecovinho, Hélio Marchioro.