Ir para o conteúdo principal

Ocergs recebe 1ª Caravana de Mulheres Líderes Rurais na Expointer

O auditório da Casa da Ocergs na Expointer recebeu ontem (1/09), a 1ª Caravana de Mulheres Líderes Rurais da Sicredi das Culturas. O evento reuniu 38 produtoras dos municípios de Ijuí, Augusto Pestana, Ajuricaba, Bozano e Panambi e teve como objetivo exaltar o trabalho que fazem em suas comunidades, e também é uma forma que a cooperativa Sicredi encontrou de agradecer o esforço realizado por elas para provocar alguma mudança positiva em seus municípios.
O presidente da Central Sicredi Sul e diretor da Ocergs, Orlando Borges Müller, saudou os presentes e destacou a importância da mulher para fortalecer o sistema cooperativista. “A inserção da mulher e do jovem garantem a perenidade e a perpetuação do empreendimento cooperativo. Temos a missão de construir um sistema de organização econômica para nossa geração e para as gerações futuras, então precisamos fazer um processo inclusivo de participação de todos para que tenhamos sustentabilidade e para que consigamos, como diz a ONU, construir um mundo melhor”, finalizou.
A tesoureira geral da Fetag, Elisete Hintz, primeira mulher a assumir o cargo na entidade, destacou os desafios e a importância da liderança feminina. “Essa caravana demonstra a força do empreendedorismo da região e da nossa luta pela qualidade de vida e por políticas públicas. O maior desafio nessa construção é trabalharmos juntas, assim como o principal objetivo do cooperativismo. Não existe espaço vazio. O nosso desafio é mostrar nosso trabalho e nossa capacidade e ocupar os espaços e levar adiante o olhar feminino. Parabéns por terem assumido o papel de construir um cooperativismo com o olhar e presença das mulheres”.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, discorreu sobre o esforço que a entidade vem fazendo para incentivar a inclusão das mulheres e jovens no sistema cooperativo gaúcho. “Há resistências, mas a participação desses dois grupos está aumentando gradativamente. A mulher tem muita força. Unam-se, pensem juntas, associem-se a cooperativas, participem e questionem, para oxigenar o cooperativismo”, convidou.
Participaram também das boas-vindas à Caravana o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, a diretora administrativa da Emater, Silvana Dalmas, o diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto, a diretora da Ocergs, Margaret Cunha, o presidente da Sicredi das Culturas, Antenor José Vione, o presidente e vice-presidente da Cotrijal, Nei Mânica e Ênio Schroeder, respectivamente, e a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini.
Por fim, representando as líderes da caravana, a produtora de Augusto Pestana, Clelia Schneider Sparenberger, responsável pela parte gerencial da propriedade da família, que se dedica à atividade leiteira, deu seu depoimento sobre a importância da mulher na propriedade e sobre o orgulho de fazer parte desse grupo. “Nós somos batalhadoras. Onde a mulher não está presente, nada vai para a frente. Temos que trabalhar pelo cooperativismo que nos incentiva a mostrar nossa força”, finalizou.

Durante o dia, o grupo visitou, além da Casa da Ocergs, o espaço da Emater-RS, o pavilhão da Agroindústria Familiar e o Estande do Sicredi.