Ir para o conteúdo principal

Entregues o Prêmio Ocergs de Cooperativismo e o Troféu Padre Theodor Amstad

Quatro cooperativas gaúchas e uma personalidade de destaque no setor cooperativo receberam na noite do dia 20 de outubro, em Gramado, durante a programação do XVII Seminário Gaúcho do Cooperativismo, o Prêmio Ocergs de Cooperativismo e o Troféu Padre Theodor Amstad, iniciativa que reconhece e divulga as cooperativas que prestam relevantes serviços aos seus associados e à comunidade em geral, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.
Em sua segunda edição, o prêmio foi entregue em quatro categorias: Intercooperação, Inovação em Educação, Cultura, Gestão ou Tecnologia, Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental. 29 cooperativas inscreveram os projetos que foram avaliados por uma comissão julgadora integrada por representante de federações de cooperativas, Ocergs, Sescoop/RS e Ocergs.
Na categoria Intercooperação, que reconhece a adoção de práticas que possibilitem a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenham resultados sociais e econômicos de significativa relevância, a vencedora foi a Coagrisol, de Soledade, com o projeto de Intercooperação com a Coopemarau. O prêmio foi recebido pelo vice-presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos.
Na categoria Inovação em Educação, Cultura, Gestão ou Tecnologia, que reconhece a adoção de estratégias inovadoras que permitem o desenvolvimento do cooperativismo nas áreas da educação, cultura, gestão ou tecnologia, a vencedora foi a cooperativa Coprel, de Ibirubá, com o projeto Coprel na Escola. O prêmio foi entregue ao presidente da cooperativa, Jânio Stefanello.
Na categoria Responsabilidade Social, que reconhece a adoção de práticas que beneficiam a sociedade, a vencedora foi a Unicred Porto Alegre, com o projeto de incentivo à doação de órgãos, intitulado O Melhor Instrumento é a Voz, que foi entregue ao presidente da Unicred Porto Alegre, José Cesar Boeira.
Na categoria Responsabilidade Ambiental, que reconhece a adoção de práticas voltadas à sustentabilidade, que beneficiem o meio ambiente, a vencedora foi a cooperativa Santa Clara, de Carlos Barbosa, com o projeto Plantando o Bem, que foi entregue para o diretor da cooperativa, Alexandre Guerra.
Por fim, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e o diretor da Ocergs, Orlando Borges Müller, entregaram o troféu Padre Theodor Amstad para o advogado Ademar Schardong, por seus relevantes serviços ao cooperativismo gaúcho. Schardong é advogado com atuação nas áreas Financeira, Societária e de Gestão Empresarial. Atualmente, é sócio-proprietário da empresa Ademar Schardong – Consultoria Empresarial e preside o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Seccional do RS). Em sua trajetória de vida, Schardong participou de todas as etapas de criação e estruturação do Sistema Sicredi, tendo importância fundamental para a expressão que o cooperativismo de crédito possui atualmente.
Após a entrega das premiações, o evento foi encerrado com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teutônia.
O Prêmio Ocergs de Cooperativismo é entregue a cada dois anos durante o Seminário Gaúcho do Cooperativismo e foi entregue pela primeira vez em 2014.