Ir para o conteúdo principal

Presidente da OCB encerra ciclo de palestras do XVII Seminário Gaúcho do Cooperativismo

A programação do último dia do XVII Seminário Gaúcho do Cooperativismo foi aberta com a apresentação dos relatórios dos grupos de trabalhos, em que seus relatores apresentaram os resultados das discussões do dia anterior, que responderam à questão “Face à atual conjuntura brasileira, quais os desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável das cooperativas”?

Em seguida, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas proferiu a palestra “Oportunidades para o crescimento das cooperativas no momento atual”. Na oportunidade, ele discorrou sobre o contexto atual, os novos mecanismos de comunicação, a história do cooperativismo que, segundo ele, demonstra, desde o seu surgimento, a capacidade de mitigar os efeitos da crise, através dos seus princípios. Falou também sobre o enfraquecimento do modelo político atual e destacou que o Brasil não está apenas em uma crise política, mas também de confiança em todos os processos, em todas as esferas políticas e instituições. “O cenário é de incerteza, mas o cooperativismo é o modelo capaz de superar dificuldades e gerar oportunidades. Somos o modelo mais indicado, porque somos sociedades de gente que constrói junto e gera confiança. Já construímos e estamos construindo um sistema que gera esperança”. E apresentou as expectativas para o Sistema. “Em 2020, o cooperativismo será exemplo de sustentabilidade, modelo de negócio preferido das pessoas e o tipo de empresa com crescimento mais rápido”.

O governador do RS em exercício, José Paulo Cairoli, na sequência, defendeu que o cooperativismo é uma visão moderna de construção de sociedade. “Pude presenciar no RS e no país como um todo a importância das pessoas que se associam livremente na construção de alguma coisa para o coletivo. O Brasil está começando a perceber a política de uma nova forma e eu vejo que o papel do cooperativismo é cada vez mais fundamental para construir uma realidade de sucesso. Nas cooperativas se vê foco, gestão e participaçao de todos”, comentou.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS realizou o encerramento do evento agradecendo a presença de todos, em nome da diretoria, reiterando que o cooperativismo está fazendo a diferença e destacou uma fala de Cairoli de que as cooperativas devem continuar o trabalho que estão fazendo. “Isso significa dizer que estamos no caminho certo. As cooperativas contribuem para o desenvolvimento do Estado. Somos um Estado cooperativista. Continuemos pensando na cooperação, pois ela é a salvação para um mundo melhor”.