Ir para o conteúdo principal

Fecovinho celebra 65 anos

A Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho) celebrou 65 anos de atuação, em evento realizado na última quarta-feira (22/11), no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Associados e dirigentes das cooperativas Alfredo Chavense, Aurora, Garibaldi, Nova Aliança, Pradense e São João participaram de palestras e conferiram apresentações de um livro da história da entidade, dos projetos e realizações, além de entrega de placas para ex-presidentes e confraternização.

Na parte da tarde, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, falou sobre o momento do cooperativismo gaúcho e destacou a situação das cooperativas da Serra. “Apesar da crise que atinge a economia brasileira, as cooperativas da Serra faturaram R$ 5,2 bilhões no ano passado, consolidando um crescimento de 24% desde 2014”, afirmou Perius.

Em 2016, as cooperativas filiadas à Fecovinho foram responsáveis por 30,6% da produção brasileira de derivados de uvas. Apesar da elaboração de vinhos e derivados ter sofrido uma queda histórica em 2016, com redução de aproximadamente 55% da produção, as cooperativas vitivinícolas apresentaram crescimento de 19,1% no faturamento em comparação com o ano de 2015.

No Rio Grande do Sul, são aproximadamente 5 mil famílias envolvidas, responsáveis por cerca de 25% da produção anual de uvas e vinhos do Estado. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, entregou um troféu em homenagem aos 65 anos da Fecovinho.

Na parte da tarde, o evento também contou com as palestras do diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Raimundo Paviani e do presidente da Fecovinho, Oscar Ló. Também estiveram presentes na solenidade à noite, o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, o presidente da FecoAgro/RS e diretor-secretário da Ocergs, Paulo Pires; presidente do Ibravin, Dirceu Scottá; deputado estadual e presidente da Frencoop/RS, Elton Weber; deputado estadual, Adão Villaverde; presidente da Cooperativa Nova Aliança, Alceu Dalle Mole; presidente da Cooprado, Sadi Macagnan; vice-presidente da Fecovinho, Ermínio Ficagna; diretor executivo da Fecovinho, Helio Marchioro e o diretor executivo da FecoAgro/RS, Sérgio Feltraco.