Ir para o conteúdo principal

Dia de Cooperar 2018 será lançado dia 5 de março durante a Expodireto

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) promoverá no dia 5 de março, às 14h, o lançamento oficial da campanha estadual do Dia de Cooperar (Dia C) 2018. A solenidade acontece no Mundo Cooperativo Gaúcho, espaço do Sistema Ocergs-Sescoop/RS no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

A programação de lançamento da campanha do Dia C 2018 no RS terá a apresentação da banda marcial promovida pelo Sicredi; venda de produtos de cooperativa educacional; o programa de educação cooperativa A União Faz a Vida, realizado pelo Sicredi com o apoio do Sescoop/RS, que tem por desafio a formação de cidadãos capazes de empreender e construir coletivamente; o Coprel na Escola, um projeto educacional itinerante da cooperativa Coprel, que tem o apoio do Sescoop/RS e que ensina noções de cidadania, cooperativismo, preservação do meio ambiente, uso eficiente da energia elétrica e cuidados com a eletricidade; e ainda a Escola do Chimarrão. Na ocasião, a Coprel terá uma cabine fotográfica onde as pessoas poderão tirar a foto e levar ela revelada.

“Atitudes simples movem o mundo” é o tema da campanha deste ano, que propõe mostrar que atitudes simples podem mudar a realidade das comunidades, e que as ações das cooperativas impactam diretamente a vida de muitas pessoas. O objetivo é ilustrar que existem várias possibilidades de atuar em ações duradouras, que visam transformar a realidade da comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento contínuo, sustentável e responsável.

Em 2017, o Dia C no RS, que tem o apoio do Sescoop/RS e do Sistema OCB contou com 8.749 voluntários de 262 cooperativas e entidades parceiras, totalizando mais de 240 mil pessoas beneficiadas em 150 municípios gaúchos, em um total de 230 iniciativas de voluntariado. Em 2018, o evento de celebração dos resultados e disponibilização de serviços gratuitos à comunidade será no dia 30 de junho, em alusão ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado sempre no primeiro sábado do mês de julho.