Ir para o conteúdo principal

Observatório da Carne faz radiografia da pecuária de corte do Estado

O governo do Estado lançou, no dia 15 de março, uma nova ferramenta, disponível em website, que uniformiza as informações sobre a pecuária de corte no Rio Grande do Sul, melhorando a compreensão dos consumidores sobre a atividade e a procedência da carne oferecida no mercado. Os dados vão desde o nascimento dos animais até a exportação dos produtos gaúchos. O Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, destacou a relevância da inciativa em sua fala e passou a palavra para a consultora Andrea Veríssimo, que apresentou os dados já compilados no Observatório e que fazem a radiografia da pecuária gaúcha. O Observatório Gaúcho da Carne (OGC), apresentado no Palácio Piratini, pode ser acessado no endereço www.observatoriogauchodacarne.com.br.

A iniciativa é da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e do vice-governador José Paulo Cairoli, com o apoio de entidades representativas da pecuária gaúcha. O site é considerado importante por ser o primeiro passo rumo a criação da Agência Gaúcha da Carne. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, participaram da solenidade.

O governador José Ivo Sartori lembrou que o projeto foi apresentado durante a Expointer do ano passado e, desde então, um trabalho conjunto construiu um modelo que atendesse as necessidades da pecuária de corte.

“Só vamos proteger o setor quando ele estiver unido. Nosso papel, como poder público, é modernizar o Estado e fazer as mudanças estruturais necessárias”,

disse o secretário Ernani Polo. Conforme o governador, a modernização do serviço público é um trabalho contínuo desde o primeiro ano de governo.

“Adotamos um novo modelo de gestão que possibilitou arrumar a casa, atrair novos investimentos e prestar melhores serviços aos cidadãos. Hoje é inaceitável imaginar o serviço público sem gestão”,

afirmou.

A primeira etapa do projeto foi uma pesquisa com cerca de 350 pessoas ligadas ao setor para saber quais informações e cenários gostariam de ver na ferramenta. “Nós não coletamos dados, nós conectamos os dados públicos existentes. Já são mais de 880 milhões de dados dispostos em 11 paineis de informações com 72 páginas”, ressaltou a coordenadora e consultora do projeto, Andréa Veríssimo. O Observatório conta com dados desde janeiro de 2010.

Participaram o vice-governador José Paulo Cairoli; o presidente da Federação da Agricultura do Estado do RS (Farsul), Gedeão Pereira; o presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do RS (Sicadergs), Ronei Alberto Lauxen; o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Rogério Kerber,  os secretários da Casa Civil, Fábio Branco, do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto e da Administração e dos Recursos Humanos,  Rafaelle Di Cameli, os deputados Elton Weber, Adolfo Brito,  além de representantes de associações, instituições e entidades ligadas ao setor.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura