Ir para o conteúdo principal

Fórum debate Registro Digital para os atos de cooperativas

Na última quinta-feira, dia 22 de março, o Sistema Ocergs – Sescoop/RS realizou um Fórum Técnico sobre o Registro Digital para os atos de Cooperativas nas dependências do Centro de Formação Profissional Cooperativista. Cerca de 120 representantes de várias cooperativas participaram deste encontro para conferir o que mudou no envio virtual dos documentos para a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS).

O presidente do Sistema Ocergs – Sescoop/RS, Vergilio Perius, deu as boas-vindas e falou sobre a importância desse tema. “A Junta sempre trouxe novidades, inovações”, destacou o presidente, reafirmando a necessidade de compreensão do novo registro, agora digital, no processo de registro de documentos, atas e constituição de cooperativas na JucisRS. Em seguida, o Vogal da JucisRS, Tiago Machado, também destacou a importância dos esclarecimentos acerca dessa novidade. “É essencial que a gente se eduque mutuamente”, afirmou.

PORTAL REDESIM

Com a participação intensa dos presentes, o chefe da equipe de cadastro da Superintendência da Receita Federal, Benito João Papini Júnior, apresentou o Portal Redesimples, um conjunto de sistemas informatizados e interoperáveis (capacidade de um sistema de se comunicar com outro) colocados à disposição do cidadão para realizar o processo de registro e legalização das pessoas jurídicas nas esferas federal, estadual e municipal, disponível para os gaúchos desde outubro de 2017. “A ideia é que esse portal passe a ser a porta de entrada de todos os registros”, explicou, ao demonstrar o passo-a-passo para realizar os registros na RedeSimples. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.redesimples.gov.br/.

Após sua apresentação, o diretor de registro Cézar Cardoso da JucisRS, acompanhado do diretor do departamento de assessoria técnica Cristiano Neves e da chefe de divisão de pré-análise Gisele Schilling, também apresentaram a sequência de eventos a serem realizados no site da Junta para o Registro Digital, mostrando os principais erros de preenchimento da Ficha de Cadastro Nacional (FCN), os eventos obrigatórios na viabilidade, os aspectos legais do processo eletrônico e as principais exigências nos atos de alterações e constituições de sociedades cooperativas.

REGISTRO DIGITAL PASSA A VALER EM MAIO

A partir do próximo dia primeiro de maio, todos os atos de cooperativa (exceto constituição) protocolados na sede da JucisRS deverão ser feitos digitalmente através do Registro Digital.

O Registro Digital é o envio eletrônico dos documentos assinados digitalmente, com a utilização de certificados e-CPF para a Junta Comercial, que pode ser feito 24 horas por dia nos sete dias da semana. Mais informações sobre o Registro Digital estão disponíveis no site  http://jucisrs.rs.gov.br/junta-digitalhttp://jucisrs.rs.gov.br/registro-digital.