Ir para o conteúdo principal

Cooperativas podem inscrever iniciativas no Dia C 2018

“Atitudes simples movem o mundo”. Este é o tema do Dia de Cooperar (Dia C) de 2018, que propõe mostrar que atitudes simples podem mudar a realidade das comunidades e que as ações das cooperativas impactam diretamente a vida de muitas pessoas. Com essa proposta, as cooperativas gaúchas já podem inscrever suas ações de educação, cultura, saúde, esporte e lazer, interação e responsabilidade socioambiental dentro do Dia C.

O objetivo é ilustrar que existem várias possibilidades de atuar em ações duradouras, que visam transformar a realidade da comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento contínuo, sustentável e responsável. Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, o Dia C traz em sua essência o espírito cooperativista. “O Dia C estende as mãos para as pessoas que precisam de ajuda, que precisam de um sorriso, de uma cultura, de uma instrução, que necessitam de um apoio. Nós tivemos 230 ações de voluntariado no ano passado e acredito que este ano vamos superar este número”, afirmou o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Desafio para 2018

O gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, reconhece o excelente trabalho de voluntariado que as cooperativas estão realizando no Rio Grande do Sul. “Nós tivemos mais de 8 mil voluntários trabalhando no ano passado no Dia C no RS em vários projetos. Esse programa de ação responsável social é o maior programa de voluntariado do Brasil, porque nós já atendemos no ano passado mais de 1,5 milhão de pessoas e mais de 120 mil pessoas estiveram nas ruas atendendo as comunidades. Nosso grande desafio daqui para frente é transformar as nossas ações em ações permanentes, reforçando a mensagem de que todo dia é dia de cooperar”, explica.

 

Dia C no Rio Grande do Sul

Em 2017, o Dia C no RS, que tem o apoio do Sescoop/RS e do Sistema OCB, contou com 8.749 voluntários de 262 cooperativas e entidades parceiras, totalizando mais de 240 mil pessoas beneficiadas em 150 municípios gaúchos, em um total de 230 iniciativas de voluntariado. Em 2018, o evento de celebração dos resultados e disponibilização de serviços gratuitos à comunidade será no dia 30 de junho, em referência ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado sempre no primeiro sábado do mês de julho.