Ir para o conteúdo principal

Rua da Cooperação movimenta Nova Petrópolis

Promover ações cooperativas para reforçar a força e a importância do cooperativismo para a comunidade de Nova Petrópolis. É com esta proposta que a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, com apoio do Sescoop/RS e das cooperativas Sicredi Pioneira RS e Piá, promoveu nos dias 14 e 15 de abril, na Rua Coberta do município, a 5ª edição da Rua da Cooperação, tradicional evento do calendário do cooperativismo gaúcho.

Na programação diversas atividades cooperativas, recreativas, musicais, lúdicas, literárias e gastronômicas. Entre as atrações, a banda gaúcha de reggae Chimarruts animou o público presente no sábado (14/4), junto à Praça das Flores. O evento contou também com a apresentação de alunos premiados no 19ª Festival de Música Estudantil. Brinquedos infláveis, atividades de leitura, exposição e comercialização de orquídeas, chimarródromo, aula de zumba, atrações musicais locais e um espaço de gastronomia com diversas opções também integraram a programação do evento.

Free Hugs

Além dos shows e das diversas atrações culturais, o Conselho Jovem da Sicredi realizou a ação de “Free Hugs”, distribuindo abraços, carinho e solidariedade ao público presente.

A Rua da Cooperação também reuniu representantes da Federação das Cooperativas Escolares de Sunchales, capital argentina do cooperativismo. Assim como na região de Nova Petrópolis, os projetos desenvolvidos pelos alunos ajudam os projetos escolares e ensinam desde cedo a importância dos valores do cooperativismo.

“A Rua da Cooperação tem o objetivo de promover o cooperativismo entre as pessoas. Por isso muitos jovens de cooperativas escolares, do Conselho Jovem da Sicredi Pioneira RS e da Feecopes realizam ações durante o evento para estimular outras pessoas a serem cidadãos mais cooperativos”, destaca o presidente da Casa Cooperativa, Mário José Konzen.

Iniciativa integra Dia de Cooperar 2018

A Rua da Cooperação faz parte do Dia de Cooperar (Dia C) 2018. A ação foi inscrita pela Sicredi Pioneira RS no programa e teve como metas a participação de 40 voluntários da Cooperativa, beneficiando 5 mil pessoas. A iniciativa está integrada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), com saúde e bem-estar; educação de qualidade; e cidades e comunidades sustentáveis.

O Sescoop/RS esteve representado no evento pela analista técnica da Promoção Social, Ubiracy Barbosa Ávila.