Ir para o conteúdo principal

Aberta oficialmente a 11ª Expoclara

A principal exposição de gado leiteiro do Rio Grande do Sul, a 11ª Exposição de Gado Leiteiro, Máquinas e Produtos, a Expoclara, realizada pela Cooperativa Santa Clara, teve suas porteiras abertas oficialmente na tarde desta quinta-feira, 3 de maio, no Parque da Fenachamp, em Garibaldi. A solenidade contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, direção, associados e funcionários da Cooperativa Santa Clara, comissão organizadora do evento e convidados. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e o diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto, participaram da abertura do evento.

A soma de esforços que resulta na qualidade da principal matéria-prima da cooperativa esteve presente na fala diretor da 11ª Expoclara, José Dotta. “O resultado de todo o suporte técnico disponibilizado pela Santa Clara pode ser conferido nos 229 animais expostos, de propriedade dos associados, o que comprova o profissionalismo do produtor de leite”, enfatizou. Ele ainda destacou as novidades desta edição, entre elas, o balcão de negócios e as palestras técnicas.

O presidente da cooperativa Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, destacou que “a atividade leiteira tem um papel importante tanto para a cidade como para o campo. Precisamos olhar com atenção para esse setor”.  Já o diretor administrativo e financeiro da cooperativa, Alexandre Guerra, lembrou que a Santa Clara é pioneira em genética no Estado e em pagamento ao associado pela qualidade do leite fornecido. “Esse cuidado faz com que a Santa Clara tenha o reconhecimento da qualidade de seus produtos”, ressaltou. Segundo ele, a projeção para este ano é que a cooperativa capte 800 mil litros/dia.

Já o presidente Vergilio Perius disse que “a Santa Clara prova que através do cooperativismo é possível superar as dificuldades. Precisamos nos unir e auxiliar uns aos outros”, enfatizou. Perius ressaltou também as potencialidades da Santa Clara e as perspectivas de negócios, integração e conhecimento que proporciona aos associados e à comunidade em geral.

O governo do Estado foi representado pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein. Em sua fala, Klein lembrou que a Expoclara demonstra como é um trabalho organizado e de cooperação. “Essas ações agregam valor ao produtor”, ponderou.  O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, também participou da solenidade de abertura.

A 11ª Expoclara reúne 229 animais, mais de 100 expositores e a expectativa de receber mais de 30 mil visitantes até o próximo domingo, 6 de maio. Ainda durante a semana haverão diversas atrações, como shows com Thomas Machado, vencedor do The Voice Kids 2017, João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo e Guri de Uruguaiana.