Ir para o conteúdo principal

ACI assina Memorandos de Entendimento sobre o futuro do trabalho e desenvolvimento sustentável

Nos últimos dias, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) marcou presença junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), fortalecendo importantes parcerias do movimento cooperativista através de Memorandos de Entendimento (MoU).

No dia 9 de maio, o presidente da ACI, Ariel Guarco, reuniu-se em Genebra, na Suíça, com o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, para discutir a renovação do MoU no âmbito do Futuro do Trabalho, referente a várias iniciativas em comum, entre elas: reformar o direito e a política da cooperativa e da economia social e solidária; formalizar a economia informal através de cooperativas de trabalhadores, produtores e serviços; ativar  cooperativas sociais para migrantes, refugiados e serviços de economia de assistência; e promover o emprego e a subsistência de jovens e mulheres através de cooperativas, entre outros. O MoU atualizado será assinado e entrará em vigor a tempo para o centenário da OIT em 2019.

E no dia 14 de maio, a ACI assinou um MoU com a à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, buscando apoiar, aprimorar e promover as contribuições únicas das cooperativas para erradicar a insegurança alimentar, reduzir a pobreza rural e trazer uma gestão sustentável dos recursos naturais. O MoU foi assinado pelo presidente da Aliança Cooperativa Internacional, Ariel Guarco, e pelo vice-diretor geral da FAO, Daniel Gustafson, em Roma, na Itália. As ações deste MoU terão como objetivo, entre outras coisas, aumentar a eficiência e a eficácia das cooperativas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, melhorando os ambientes legais e políticos das cooperativas em todo o mundo e aumentando o conhecimento e a conscientização sobre o papel das cooperativas. A FAO é a agência das Nações Unidas sobre os esforços para erradicar a fome e tornar a agricultura e os sistemas alimentares mais sustentáveis.