Ir para o conteúdo principal

Seminário reúne advogados para debater o direito cooperativo na Região Sul

Cerca de 100 profissionais da área jurídica que atuam em cooperativas e entidades de representação do setor participam do 2º Seminário de Direito Cooperativo da Região Sul. O evento, que foi aberto na noite desta segunda-feira (28/05), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, tem por objetivo debater o direito cooperativo e seu entendimento na jurisprudência brasileira, além dos marcos legais vigentes, bem como identificar novas propostas para a agenda do cooperativismo. O Seminário é uma iniciativa conjunta das unidades de representação do Sul – Ocepar, Ocesc e Ocergs -, com o apoio do Sistema OCB. A palestra inaugural coube à professora do Instituto Politécnico do Porto (Portugal), Deolinda Aparício Meira, que abordou o tema “Tendências do direito cooperativo europeu”.

A solenidade de abertura contou com a presença do diretor do Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito) e presidente da SicrediPar e Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, do superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, que representou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, do gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Mário de Conto, do assessor jurídico da Ocesc, Gilson Flores, da assessora jurídica da Ocepar, Micheli Mayumi Iwasaki, e da gerente jurídica do Sistema OCB, Ana Paula Andrade Ramos Rodrigues. Também compôs a mesa para o início dos trabalhos, o advogado Paulo Sérgio Nied, presidente da Comissão de Direito Cooperativo da OAB/PR.

Na opinião do diretor da Woccu, o crescimento do cooperativismo, que é hoje “uma vertente importante da economia brasileira”, faz com que surjam novo desafios ao setor. “Precisamos constantemente de respaldo jurídico e, portanto, é necessário discutir e buscar o melhor entendimento sobre o direito cooperativo, que é uma matéria relativamente nova”, afirmou Dasenbrock. Para o superintendente do Sescoop/PR, o objetivo do Seminário é promover uma reflexão sobre o tema, para que o setor se fortaleça e encontre estratégias para superar as barreiras que dificultam o desenvolvimento do cooperativismo. “Importante ressaltar que o evento é uma iniciativa das três organizações de representação do cooperativismo na Região Sul, que uniram esforços para realizar um Seminário que discute um tema crucial ao setor. A qualidade dos debatedores e palestrantes vai contribuir para que se amplie o conhecimento e a compreensão sobre o direito cooperativo”, disse Boesche. O evento prossegue nesta terça-feira (29/05).

Divulgação Sistema Ocepar