Ir para o conteúdo principal

Todo dia é Dia de Cooperar

“Atitudes simples movem o mundo”. Este é o tema do Dia de Cooperar (Dia C) de 2018, que propõe movimentar o país todo e mostrar que atitudes simples podem mudar a realidade das comunidades e que as ações das cooperativas impactam diretamente a vida de muitas pessoas.

Para isto, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU) e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030. Conheça os 17 objetivos aqui.

O Dia C é um movimento de responsabilidade social que prevê iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas, com o irrestrito apoio do Sistema OCB e de suas unidades estaduais.

Centenas de cooperativas realizarão, no próximo dia 30 de junho, eventos de celebração do movimento em todo o Brasil. Em Porto Alegre, a quarta edição do Dia C será celebrada com um evento no Parque Farroupilha (Redenção), das 9h às 17h. O movimento já está consolidado no calendário nacional para o primeiro sábado do mês de julho, quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, mas este ano foi antecipado em função da Copa do Mundo.

Com essa proposta, as cooperativas gaúchas podem inscrever suas ações de educação, cultura, saúde, esporte e lazer, interação e responsabilidade socioambiental dentro do Dia C. O objetivo é ilustrar que existem várias possibilidades de atuar em ações duradouras, que visam transformar a realidade da comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento contínuo, sustentável e responsável.

Desafio para 2018

O gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, reconhece o excelente trabalho de voluntariado que as cooperativas estão realizando no Rio Grande do Sul. “Nós tivemos mais de 8 mil voluntários trabalhando no ano passado no Dia C no RS em vários projetos. Esse programa de ação responsável social é o maior programa de voluntariado do Brasil, porque nós já atendemos no ano passado mais de 1,5 milhão de pessoas e mais de 120 mil pessoas estiveram nas ruas atendendo as comunidades. Nosso grande desafio daqui para frente é transformar as nossas ações em ações permanentes, reforçando a mensagem de que todo dia é dia de cooperar”, explica.

Saiba mais

Quer saber como o cooperativismo pode contribuir com a construção de um Brasil mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos? Basta clicar em um dos links abaixo:

– Dia de Cooperar

– Revista Dia C 2017

– Movimento SomosCoop