Ir para o conteúdo principal

Encontro técnico reuniu agricultores cooperativistas na Embrapa Trigo

A Embrapa Trigo realizou nos dias 17 e 18 de julho, em Passo Fundo, o Encontro Técnico com Agricultores Cooperativistas, com o objetivo de compartilhar com associados líderes os fundamentos da construção de um solo fértil e alternativas para otimizar o uso da terra no Sul do Brasil. O evento contou com a presença de 40 produtores que atuam nos conselhos de administração de cooperativas, juntamente com profissionais técnicos de cooperativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, apresentou o caso de agregação de valor à produção de trigo na área de ação da cooperativa, que congrega 9 mil associados em 15 municípios da região Celeiro do Estado do RS e cultiva anualmente 60 mil hectares em trigo. Para Bridi, o sistema de rastreabilidade adotado na produção de trigo na Cotricampo, com uso de semente fiscalizada, acompanhamento técnico especial, com vistas a obter um produto com melhor qualidade que abastece o Moinho Cotricampo, permite remunerar o associado inscrito em 15% a 20% a mais do que o preço na pedra.  “O trigo é essencial para a cooperativa manter sua estrutura de funcionamento ativo o ano todo, contribuído para sua missão de promover o bem-estar dos associados e o desenvolvimento regional”.

O encontro técnico contou com atividades teóricas e de campo. Os fundamentos da construção de um solo fértil, a partir da diversificação de culturas, plantio em contorno e sistema de terraceamento foram objeto de exposição e visita técnica em propriedade que há mais de 20 anos pratica os fundamentos da agricultura conservacionistas com resultados promissores. A otimização do inverno com a integração da lavoura-pecuária, uso de trigo duplo-propósito, manejo de plantas daninhas e o arranjo de sistemas de produção de inverno e de verão permitiram aos cooperados perceberem que “a melhor safra de verão é preparada no inverno”, conforme observou o Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski.

O cooperativismo também foi tema de debate, com a exposição do presidente de Fecoagro, Paulo Pires, e João Pietro, do Sistema OCB.

Fonte: Comunicação Embrapa Trigo Passo Fundo