Ir para o conteúdo principal

Novo vídeo sobre eleições está no ar

Já está no ar o segundo episódio da série Cooperativismo e as Eleições 2018, realizada pelo Sistema OCB, com o objetivo de estimular que cooperados, seus familiares e, também, aos empregados das cooperativas participem de forma ativa, consciente e responsável do processo eleitoral deste ano. O novo vídeo aborda prazos e regras, explica quando ocorre segundo turno e, também, sobre a diferença entre os votos branco e nulo, bem como seu impacto nas eleições.

O segundo episódio reforça as ações do Sistema OCB em destacar que o voto, além de ser um dos principais direitos do cidadão é, também, um de seus maiores deveres, pois é por ele que se elege os seus representantes nos poderes Executivo e Legislativo. Clique nos links abaixo para acessar os materiais:

Episódio 1

Cartilha Cooperativismo e as Eleições 2018

2727

Importância

No Brasil, o voto é obrigatório para as pessoas alfabetizadas maiores de 18 anos e menores de 70 anos, sendo facultativo para pessoas com idades entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos.

Neste ano serão realizadas eleições gerais em todo o país e cada eleitor tem o desafio de decidir, além dos próximos governantes, o futuro da sua família, da sua comunidade e da sua cooperativa, ou seja, o futuro do Brasil.

Pós-eleição

Além de promover ações que assegurem a escolha mais consciente e de estimular a participação maciça no dia da eleição, é importante que os cooperados acompanhem o trabalho daquele que mereceu seu voto. “Assim, exerceremos, de fato, o nosso papel de cidadãos brasileiros e verdadeiros cooperativistas. É com esse convite, para uma participação efetiva e responsável, que preparamos essa cartilha sobre as eleições, mostrando como podemos colocar em prática nossos direitos e deveres”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Fonte: Sistema OCB