Ir para o conteúdo principal

Aneel divulga lista das distribuidoras finalistas do Prêmio Iasc 2018

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nessa segunda-feira (28/1) a lista de distribuidoras finalistas do Prêmio Iasc 2018 – Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – que reconhece as distribuidoras mais bem avaliadas com base na percepção dos consumidores residenciais. O índice é aferido por meio de pesquisa de opinião realizada em todo o Brasil. Entre as finalistas, a Creral concorre na categoria Permissionárias até 10 mil unidades consumidoras, enquanto a Cermissões e Ceriluz estão entre as três indicadas na categoria Permissionárias acima de 10 mil unidades consumidoras.

A cerimônia de premiação está marcada para o dia 25 de fevereiro, às 16h, no auditório I (Cepat), localizado na sede da Aneel, em Brasília/DF. Na oportunidade, serão entregues troféu e certificado às vencedoras, que poderão ser utilizados no material de divulgação de cada empresa juntamente com o selo Iasc.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada pela empresa Praxian Business & Marketing Specialists, no período de 17 de setembro a 14 de dezembro de 2018. Foram entrevistados 23.446 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 608 municípios atendidos pelas 92 distribuidoras, sendo 54 concessionárias e 38 permissionárias.

Divulgado anualmente pela Aneel desde 2000, o Iasc retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e tem o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua. A Aneel premia desde 2002 as distribuidoras mais bem avaliadas, desde que seja atingido um escore mínimo de 60 pontos.

Desde abril de 2017, com fundamento nos Procedimentos de Regulação Tarifária – Proret, a variação anual do Iasc faz parte do componente de qualidade do fator X nas revisões tarifárias periódicas das concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica.

Veja aqui a relação de finalistas nas 14 categorias do Prêmio Iasc.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Aneel