Ir para o conteúdo principal

Audiência com o secretário da Casa Civil debate assuntos de interesse do cooperativismo

A diretoria da Ocergs esteve reunida na manhã de ontem (14/02) com o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Otomar Vivian, em Porto Alegre. O encontro teve como pauta assuntos de interesse de todos os 13 ramos do cooperativismo.

Após apresentar números representativos do sistema cooperativo gaúcho, comprovando o crescimento do setor nos últimos anos e, consequentemente o desenvolvimento do Estado, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, defendeu a importância de manter a vaga de um vogal da Ocergs na Junta Comercial (Jucergs). “Essa vaga possibilita uma maior aproximação do cooperativismo com a Jucergs, no sentido de servir como intermediador entre as necessidades das cooperativas e melhoria no atendimento e tramitação dos processos de registro para ambas as partes, entre outras atividades que possibilitem o pleno atendimento às finalidades da Jucergs e do cooperativismo”, reiterou.

A segunda pauta foi a solicitação de apoio ao programa de incentivo para investimentos em Assistência Técnica e Extensão Rural. Segundo os diretores da Ocergs, o projeto possibilita qualificação profissional, incremento da produtividade e qualidade no campo, dentre outros.

Por fim, ao destacarem os diferenciais do sistema cooperativo como participação democrática, solidariedade, independência e autonomia, os diretores solicitaram a criação de uma subsecretaria para o cooperativismo na estrutura da Secretaria da Agricultura. “Estamos oferecendo nosso trabalho para que, com a secretaria, possamos ter autonomia e atender os 13 ramos do cooperativismo”, defendeu Perius.

Vivian destacou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do Estado e para a superação das crises e afirmou que fará a proposição de grupos de trabalho para alinhar as questões solicitadas.

Participaram da audiência também o superintendente técnico-operacional do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, o diretor-secretário da Ocergs, Darci Hartmann e os diretores da Ocergs, Margaret da Cunha, Irno Pretto, Fernando Dall’Agnese e Valdir Feller.