Ir para o conteúdo principal

Escoop e Sescoop/RS promovem capacitação para Agentes de Desenvolvimento do Cooperativismo

Teve início no dia 10 de abril, na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), em Porto Alegre, o Curso de Aperfeiçoamento para Agentes de Desenvolvimento do Cooperativismo Gaúcho, uma promoção da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop e do Sescoop/RS. Durante dois dias, 33 cooperativas participaram da capacitação, que tem como objetivo desenvolver visão estratégica e despertar o posicionamento crítico sobre a gestão das cooperativas, visando à adoção de boas práticas de gestão e a correta utilização dos recursos. O evento foi aberto pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e contou com a participação do superintendente Gerson Lauermann e dos gerentes de Monitoramento, José Máximo Daronco e de Formação Profissional do Sescoop/RS, Hélio Loureiro de Oliveira. A próxima etapa acontecerá em Não-Me-Toque, no dia 17 de abril.

José Máximo Daronco, gerente de Monitoramento, contextualizou os participantes sobre as mudanças que estão sendo implementadas desde a aprovação da resolução 127 do Sescoop/RS, que obriga as cooperativas a aderirem aos programas de Monitoramento a partir de 2020. Vergilio Perius ressaltou a importância do trabalho dos agentes de desenvolvimento, como o elo entre os programas oferecidos pelo Sescoop/RS e as cooperativas. “Reconhecemos o esforço de vocês em se modernizar, se adaptar e aprender esses novos processos. Aqui na Escoop, temos um papel novo, redefinido, fundamental para os processos de desenvolvimento das cooperativas”, finalizou Perius.

Gerson Lauermann, superintendente do Sescoop/RS, acrescentou que os agentes são a peça fundamental para que os programas sejam desenvolvidos com total observância aos regramentos e em busca de uma melhor gestão nas cooperativas gaúchas. “Quando o Sescoop foi criado, o objetivo principal foi o de aperfeiçoar a gestão de nossas cooperativas, e é isso que vocês estão aqui hoje buscando e isso será uma constante na relação das cooperativas com a nossa entidade”, avaliou Lauermann.

Hélio Loureiro de Oliveira, gerente de Formação Profissional, apresentou a proposta do curso e demonstrou a trilha comum de módulos, com a oferta de conteúdos e conhecimentos comuns e alinhados para os Agentes de Desenvolvimento Cooperativista e de Desenvolvimento de Autogestão das Cooperativas. O primeiro módulo foi ministrado pela professora Cinara Neumann Alves e contou com a presença das seguintes cooperativas e centrais/federações: Arla, Camnpal, CCN, Certaja Energia, Coolan, Coopatrigo, Coopeeb, Cooperagudo, Cotapel, Cotricampo, Cotrisel, Cotrisul, Coviga, Fecoergs, Fecovinho, Nova Aliança, Ouro do Sul, Piá, Rede Transporte, Santa Clara, Sicredi Fronteira Sul RS, Sicredi Região Centro, Sicredi União Metropolitana RS, Unimed Central de Serviços Auxiliares, Unimed Operadora/RS, Unimed Vale das Antas-RS, Uniodonto Porto Alegre, Uniodonto Rio Grande e Vale Log.