Ir para o conteúdo principal

Da limpeza de sanitários à Faculdade

Quem usa um dos 42 banheiros públicos de Porto Alegre pode se deparar com a responsável pela limpeza com a vassoura em uma mão e um livro na outra. É assim que Conceição da Rocha, 50 anos ganha o seu dia, sem perder tempo nos estudos.

Depois de ficar dez anos fora do mercado de trabalho para cuidar dos quatro filhos adotivos, Conceição teve dificuldade de recolocação do mercado formal. Foi então, que procurou a Cootravipa – Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre – onde é associada há quatro anos, trabalhando como auxiliar de serviços gerais.

“Eu sempre fui muito curiosa e questionadora, procuro fazer todos os cursos que a Cootravipa oferece e tomei conhecimento da faculdade, o que está me deixando cada vez mais apaixonada pelo cooperativismo”, diz Conceição, que está no 3º semestre do curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, na Escoop – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, com bolsa de estudos integral ofertada pela Cootravipa.

Os olhos de Conceição brilham quando o assunto é cooperativismo, capaz de ficar por horas citando pensadores, escritores e defendendo o modelo econômico: “Fomos educados para ter carteira assinada e ter patrão, mas se a empresa não deu lucro fecha as portas e o trabalhador é demitido. Na Cootravipa conheci o papel do cooperativismo, a responsabilidade com a comunidade, nós temos autonomia, nós decidimos e cada um trabalha pelo todo, pois dependemos um dos outros para crescer”, conta.

Quanto a função que exerce na limpeza dos sanitários da capital, diz que é um trabalho digno e que muitos usuários se surpreendem quando a veem lendo um livro nos intervalos. Questionada sobre o que quer da faculdade Conceição é categórica: “Quero buscar entendimento para ajudar as pessoas a ter também sua própria autonomia”, finaliza Conceição, que tem dezesseis colegas da Cootravipa fazendo a Graduação em Cooperativismo e outros quatro cursando a Pós Graduação.

Cootravipa –  A Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre tem 2 mil sócios, incluindo pessoas discriminadas pelo mercado de trabalho convencional como idosos, aposentados, portadores de necessidades especiais e em situação de  vulnerabilidade social. Referência nacional do cooperativismo social, a Cootravipa, além de  promover a inclusão e o resgate da dignidade por meio do trabalho e geração de renda, oportuniza o desenvolvimento profissional, pessoal e social, através da oferta de projetos de capacitação aos seus associados. Há mais de 30 anos, a Cooperativa presta serviços à entidades públicas e privadas. Entre os clientes está a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, onde os cooperados trabalham, entre outras funções, na limpeza urbana e coleta de resíduos.

Para saber mais acesse: www.cootravipa.com.br

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cootravipa